Tradutor

sábado, 7 de setembro de 2013

Por qual pátria você luta, cidadão?


A PÁTRIA SOMOS NÓS








Reflexões para todos os dias da Pátria


LULA MIRANDA



Qual país você deseja construir com suor, sangue e lágrimas; com a argamassa da vontade e da coragem libertária, libertadora de pequenos e anônimos heróis como você, adorável companheira (o) ?

Por quê? Por qual pátria você luta, soldado?

Quem é o seu inimigo?

Qual o seu lado nessa "guerra"?

Qual a sua causa? O que lhe move? Qual é a chama que alimenta a sua vontade de lutar; o gás que lhe impele ao combate?

Você luta com máscara ou de cara limpa, de peito aberto?

Essas são algumas das questões importantes que gritam por uma resposta nesse Sete de Setembro. São questões que devem afligir/incomodar combatentes de todos os bons combates; incomodar e/ou afligir mais até que o medo e a solidão inerentes a todos os combates.

Qual é a sua luta, companheiro?

Prover, com a mínima dignidade, o sustento de sua família?

Ou seria a de salvar a própria pele, partido, cargo ou empresa para a qual trabalha? Proteger somente os seus iguais?

Por que pátria você luta, soldado?

Você luta por um país para alguns poucos endinheirados ou por uma nação mais justa e igualitária, para todos?

Por que país você luta, soldado?

Você defende mais saúde, educação e segurança de qualidade para todos os brasileiros ["padrão FIFA"] ou só para os poucos privilegiados de sempre? 

Você anseia por mais médicos; mais professores; mais creches; mais metrôs, ônibus e trens?

Por que pátria você luta, soldado?

Pela pátria da privataria?

Por uma pátria emudecida e corrompida por verdadeiras máfias inescrupulosas, algumas poucas "famiglias", que detêm sob seu controle criminoso, pois ilegal, verdadeiros impérios de comunicação, que manipulam, distorcem e mentem a serviço da manutenção de velhos privilégios de uma pequena elite caquética, egoísta e reacionária, em detrimento dos interesses da maioria, dos trabalhadores, dos mais pobres e desassistidos?

Por que Brasil você luta, meu fraterno companheiro?

Sim, "somos todos iguais, braços dados ou não". Somos uma imensa fraternidade – embora, quase sempre, sequer tenhamos a essencial consciência desse fato.

Qual país você deseja construir com suor, sangue e lágrimas; com a argamassa da vontade e da coragem libertária, libertadora de pequenos e anônimos heróis como você, adorável companheira (o) ?

Qual Brasil você deseja para o futuro? O que ora se descortina no presente ou o do passado?

[N.A.: Prosa pretensamente poética inspirada nos poemas "Pátria" e "Geração de Março (Quase um hino)", do poeta Geraldo Maia – vale muito a pena procurar no Google].

Brasil 247

*

Brasília, no Dia da Independência


O Abra a Boca, Cidadão! transmitiu o desfile cívico-militar que aconteceu na Esplanada dos Ministérios, com a presença da Presidenta Dilma Rousseff.

O povo ordeiro e trabalhador, com medo das violências de vândalos e outros oportunistas, compareceu em número menor, temendo os protestos anunciados por extremistas.






DESFILE EM BRASÍLIA TERMINA DE FORMA PACÍFICA


:
Preocupação com protestos diminuiu o público do desfile cívico-militar na capital federal, que apesar do grande público, ainda tinha espaço nas arquibancadas; cerimônia teve a presença da presidente Dilma Rousseff, que chegou em carro aberto, do vice-presidente Michel Temer, do presidente do STF, Joaquim Barbosa, do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, ministros e outras autoridades; cerca de 4 mil PMs e 150 policiais civis estão mobilizados para fazer a segurança da capital, onde são esperados 150 mil manifestantes

Leia mais no Brasil 247.

*
*

Brasília Ao Vivo: Desfile de Sete de Setembro


DIA DA INDEPENDÊNCIA



A Presidenta Dilma Rousseff comanda agora de manhã o desfile cívico-militar que acontece na Esplanada dos Ministérios, Brasília, em comemoração aos 191 anos da Independência do Brasil.

Veja a seguir o vídeo com o pronunciamento oficial da Presidenta Dilma.

Leia abaixo sobre o que está programado para o desfile.

E acompanhe a transmissão ao vivo aqui conosco, no Abra a Boca, Cidadão!

Viva o Povo Brasileiro !!!



Presidenta Dilma, início do desfile, 7 de Setembro de 2013


Vídeo: Pronunciamento da Presidenta Dilma Rousseff



Desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios comemora o Dia da Independência


O desfile cívico-militar que marca o Dia da Independência será aberto em Brasília às 9h10, com a chegada da presidenta Dilma Rousseff, seguida da execução do Hino da Independência, a cargo da fanfarra do 1º Regimento da Cavalaria de Guardas dos Dragões da Independência, acompanhada do coral dos alunos do Colégio Militar de Brasília. Além de forças militares e de segurança, participam do desfile alunos de escolas militares e de 10 escolas públicas do Distrito Federal.

Neste ano, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica, além de Organizações de Segurança Pública, levam à Esplanada dos Ministérios 1.850 militares e civis. Este é o quantitativo que desfila a pé. Além disso, as Forças Armadas levam para o desfile 105 viaturas, entre carros leves e blindados, como o Urutu, o Cascavel, o lançador de foguetes Astro 2020, a viatura Gepard (artilharia antiaérea). E, fechando, cerca de cem cavalos do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, conhecido como Dragões da Independência, e de outras unidades das Forças Armadas.

O Batalhão de Polícia do Exército de Brasília promete repetir este ano a performance com a Pirâmide Humana. Recentemente, a equipe quebrou o recorde mundial da categoria, com 47 militares sobre uma única motocicleta. Também marcará presença na Esplanada a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, considerada uma das maiores bandas marciais do mundo e que se distingue por contar com gaitas escocesas, também conhecidas como gaitas de fole.

Uma das atrações preferidas da criançada, a Esquadrilha da Fumaça, não está presente no desfile deste ano, porque as aeronaves estão sendo substituídas. Os T-27 (Tucano) foram aposentados e os pilotos ainda estão em processo de treinamento com os A-29 (Super Tucano). Nos céus de Brasília, desfilam quatro aviões supersônicos F-2000 Mirage, do 1º Grupo de Defesa Aérea e duas aeronaves de ataque A-1, do Esquadrão Adelfi. Finalizando a performance aérea, os aviões KC-130, do Esquadrão Gordo, simulam reabastecimento em voo de aeronaves de ataque.

Para acompanhar o desfile, o público conta com 24 mil lugares nas arquibancadas, tablados especiais e tribunas localizadas a partir da frente do Ministério da Justiça, local de início do desfile, até o viaduto da L2 Sul, final do desfile. A expectativa dos organizadores é de cerca de 50 mil pessoas na extensão da Esplanada.

Outros cinco palanques estão preparados para receber até 1,1 mil convidados cada. Sistemas de sonorização, telões e banheiros químicos podem ser encontrados por todo o gramado da Esplanada. Os participantes da festa contam, ainda, com pontos de distribuição de água e postos de saúde e atendimento a crianças, garantindo conforto e segurança. A previsão é de que o desfile seja encerrado até as 10h30.


Portal da Presidência da República

*