Tradutor

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Dilma recebe o Povo Brasileiro


O QUE A GLOBO NÃO MOSTRA...


Depois de ouvir, na semana passada, os Sem-Terra e outros membros de movimentos ligados ao mundo rural, hoje a presidenta Dilma Rousseff abriu o Planalto para um encontro com o verdadeiro Povo Brasileiro.


Dilma recebe lideranças indígenas e estabelece

mesa de negociação permanente

Em reunião com indígenas, Dilma estabeleceu mesa permanente de debates. 

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff recebeu, nesta quarta-feira (10), no Palácio do Planalto, 27 lideranças dos povos indígenas. No encontro, ficou acertada a criação de uma mesa de negociação permanente para debater e aperfeiçoar as políticas públicas para essas populações. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que a reunião foi extremamente produtiva e que a indicação da presidenta é de que os índios sejam sempre ouvidos.

“Essa mesa, segundo o acertado, se reunirá no começo de agosto, justamente para que nós possamos aprofundar as questões e identificarmos onde existem as convergências e onde podem ser obtidas. Exatamente na linha de nós buscarmos aperfeiçoar as políticas que nós temos em relação aos povos indígenas. (…) Eu acredito que foi uma reunião que o governo pode ouvir, e que os representantes dos povos indígenas puderam se manifestar, e houve, lado a lado, um desejo muito significativo de que esse diálogo continue de forma permanente”, explicou Cardozo.


*

A Queda do Império Midiático (Globo)


Para que todos os interessados possam entender e acompanhar os desdobramentos da denúncia feita pelo jornalista Miguel do Rosário, do blog O Cafezinho, sobre a sonegação fiscal das Organizações Globo.




Um resumo dos fatos do processo contra a Globo


Enviado por Luis Nassif
Por Ronaldo Souza


O império desmorona?

Essa história, que desmoraliza a Rede Globo, foi descoberta pelo jornalista Miguel do Rosário, do blog O Cafezinho, e na sequência outros jornalistas, também blogueiros, como Rodrigo Vianna no Escrevinhador e Luiz Carlos Azenha no Viomundo, foram descobrindo mais coisas. Você pode acompanhá-la um pouco também através do Falando da Vida. Como é possível que alguns não queiram ler o que esses jornalistas acabaram de descobrir pela extensão da matéria e tantos documentos, vai um brevíssimo resumo. Porém, seria interessante que lessem as matérias produzidas por esses blogueiros.

Uma jogada feita pela Rede Globo em paraísos fiscais das Ilhas Virgens Britânicas para comprar os direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002 foi flagrada pela fiscalização da Receita Federal. A comprovação da sonegação fiscal gerou um processo contra a Globo, no valor de 183 milhões de reais que, diante de multa e correção, chegaram a 615 milhões em 2006.

Em janeiro de 2007, durante as suas férias, a Sra. Cristina Maris Meinick Ribeiro foi à Receita Federal, de onde é funcionária, teve acesso ao local onde ficam “guardados” os documentos desse porte, pegou as pastas correspondentes (segundo depoimentos eram documentos volumosos) e saiu, foi embora. Simples assim.

Ocorre que as câmeras de segurança filmaram todo o ocorrido, além do fato de que foi vista pelos seus colegas de trabalho, com quem certamente conversou. Vamos resumir mais ainda. Foi julgada e condenada a 4 anos e 11 meses de cadeia.

Na própria sentença de condenação, está escrito com todas as letras que “em relação ao processo fiscal nº 18741.000858/2006/97 e seu apenso nº 18471.001126/2006-14, instaurado em desfavor da GLOBOPAR, restou claro que a ré os ocultou, com o evidente propósito de obstar o desdobramento da ação fiscal que nele se desenvolvia, cujo montante ultrapassava 600 milhões de reais”.

Entretanto, ela contratou cinco advogados, que entraram com um pedido de Habeas Corpus e foi libertada. Até hoje responde em liberdade. Quem deu o Habeas Corpus? Gilmar Mendes, conhecido no meio jurídico pelo gosto por Habeas Corpus.

Foram dele alguns dos mais conhecidos, como o do milionário médico Roger Abdelmassih. Acusado por estupro de pelo menos 39 pacientes na sua clínica, foi condenado a 278 anos de prisão em regime fechado. Ganhou um Habeas Corpus de Gilmar Mendes e assim que se viu fora da cadeia e fugiu do Brasil. O outro foi o que envolveu Daniel Dantas, para alguns o intocável dono do Brasil, que em 48 horas obteve dois Habeas Corpus com Gilmar Mendes. Dizem os entendidos que não há caso semelhante a esse no mundo, dois Habeas Corpus em 48 horas.

Não há o que dizer, aliás, não deveria precisar. Bastaria colocar os links que dão acesso às matérias, aliás, o que você terá ao final desse texto. No entanto, talvez caibam algumas perguntas.

- O que teria feito a Sra. Cristina Maris Meinick Ribeiro praticar um ato dessa envergadura sob o risco de, entre outras coisas, perder o seu emprego?

- Quem a teria convencido?

- Ganha tão bem assim uma funcionária da Receita Federal para poder contratar cinco renomados advogados?

- Como explicar que uma funcionária da Receita Federal, no gozo de suas férias, tenha acesso a documentos tão importantes, entre no local destinado a eles, remova-os do lugar, seja vista através das câmeras de segurança entrando e saindo, seja vista pelos seus colegas e nada seja feito?

- As referidas câmeras de segurança da Receita Federal dispensam o uso de funcionários (quem sabe, seguranças) para, através delas, promoverem a segurança do local e dos documentos ali guardados?

- As referidas câmeras de segurança da Receita Federal têm somente a função de gravar o ocorrido no local, isto é, só servem para uma “averiguação posterior”, algo do tipo “olha, foi ela mesmo”.

- Teria sido a Sra. Cristina Maris Meinick Ribeiro corrompida para fazer tão perigosa empreitada?

- Se foi corrompida, é possível corrupto sem corruptor?

- Se existe um corrupto que foi preso, onde anda o corruptor?

- Quem teria interesse em patrocinar o sumiço de documentos que comprovam a sonegação fiscal de milhões de reais por parte da Rede Globo? Teriam sido os seguranças, por adorarem as novelas daquela emissora? Teria sido a Rede Record?

O risco de que falamos acima sobre “praticar um ato dessa envergadura sob o risco de, entre outras coisas, perder o seu emprego” tanto existia que aconteceu. Cristina Maris Meinick Ribeiro foi expulsa do serviço público com perda de todos os direitos, inclusive a aposentadoria. Entretanto, diante da pergunta que está sendo feita por todos – “quanto custa sumir com um processo de 615 milhões?” – é possível que dinheiro não seja mais problema para ela. Veja a oficialização da sua expulsão neste link:


http://www.portaltransparencia.gov.br/expulsoes/detalheServidor?codigoPunicao=12926



Blogueiros tomando o império romano


O Cafezinho

*

Blogosfera bombardeia a Rede Globo


BLOGOSFERA CIDADÃ: CPI DA GLOBO JÁ !!!





A quem interessava sumir com processo da Globo? Por que o Ministério Público não deu publicidade ao caso?


Rodrigo Vianna

O silêncio dos (ex) jornalões diz tudo: o caso de sonegação da Globo tem um potencial muito mais explosivo do que as relações carnais entre o bicheiro Cachoeira e a redação da Veja. A Globo é acusada de sonegar 187 milhões de reais. Acusada por um auditor fiscal. Processo oficial na Receita Federal. A Globo recorreu e perdeu em instância administrativa. Com multa e juros, o valor a pagar passava dos 600 milhões de reais. Isso em 2006! Hoje, seria mais de um bilhão de reais! São vários mensalões…

O caso foi trazido à tona pelo blog O Cafezinho, de Miguel do Rosário. Na sequência, blogueiros saíram atrás de mais detalhes. O Tijolaço mostrou as relações entre o caso global e as acusações contra Ricardo Teixeira e a FIFA. Este Escrevinhador contou no domingo que o processo da Globo por sonegação havia simplesmente desaparecido. Muitos internautas reagiram com incredulidade: lá vêm os blogueiros com teoria conspiratória… E não é que a conspiração era verdadeira? Na sequência, o VioMundo de Azenha trouxe a informação completa: uma funcionária da Receita foi processada e chegou a ser presa por retirar o processo de dentro do escritório da Receita Federal no Rio. A funcionária escapou da prisão graças a um Habeas Corpus no STF (cujo relator foi ele mesmo: Gilmar Mendes).

O círculo vai-se fechando. Fica cada vez mais claro que o problema da Globo não é com o valor sonegado nem com a multa. Não. O problema é o conteúdo do processo. O incansável Amaury Ribeiro Jr revela que até doleiros utilizados por esquemas mafiosos no Rio estariam citados no processo.

Vinte anos atrás, durante o impeachment de Collor, a sequência de apuração foi outra: Pedro Collor falou à Veja, a Folha e o Estadão completaram a investigação, e o tiro de misericórdia veio com o motorista Eriberto, na Istoé. Veja, Istoé, Folha e Estadão permanecem em silêncio agora, no caso Globo. A investigação passa por outro caminho: “O Cafezinho”, “Tijolaço”, “VioMundo”, “ConversaAfiada”, Stanley Burburinho e tantos outros nomes…

Se o governo do PT tem medo de enfrentar a Globo, os blogueiros e ativistas sociais correm pra revirar as entranhas do monstro e expô-las em público. Restam várias perguntas. E a mais óbvia é a que qualquer detetive de filme B costuma fazer: a quem interessava o sumiço do processo da Globo? A funcionária que o surrupiou agiu sob encomenda. Quem pagou?

O processo, garante-me o “garganta profunda” que viu o papelório, é uma bomba atômica contra a Globo e seus donos. José Roberto Marinho não é o único citado. Os outros irmãos também estariam lá. A volumosa investigação apresentaria, com didatismo, o “modus operandi” das “Organizações” Globo.

Mesmo sem uma linha publicada nos jornais e revistas (que costumam impor sua pauta ao país), o Ministério Público Federal sentiu-se pressionado e soltou uma nota sobre o caso. Nota estranha, que finge explicar tudo mas não explica o principal: por que o MPF fez toda a investigação sobre o sumiço do processo da Globo em “sigilo”? Ninguém está pedindo que o MPF quebre o sigilo fiscal da Globo, mas trata-se de uma instituição que deve primar pela transparência, não pode agir no subterrâneo!

O MPF tinha obrigação de ter informado o país sobre o desaparecimento do processo (ocorrido há 6 anos). Não o fez. O MPF de Gurgel queria proteger a quem?

O MPF se diz “consternado” com o vazamento de informações. Não se mostra “consternado” com a sonegação de 600 milhões. Nem com o fato de a funcionária da Receita ter sido punida sozinha, sem que se aferisse quem encomendou o sumiço do papelório. A quem interessava sumir com processo que mostrava contas da Globo em paraíso fiscal?

Os blogs sujos declaram, “consternados”, que não possuem redações com editores e apuradores, nem verba para viagem, nem tampouco recursos para deixar repórteres semanas a fio debruçados sobre o caso. Mas possuem uma rede informal (e infernal, para desgosto dos poderosos do Jardim Botânico) de apuradores. As informações fluem pelas redes, há milhares de “repórteres” informais ajudando a apurar essa história. São brasileiros que já não suportam a arrogância da Globo e de seus jabores, kamels e mervais amestrados.

O povo gosta das novelas, reconhece a qualidade técnica da Globo, e sabe mesmo dar valor aos bons jornalistas que tentam cumprir seu papel na gigante da Comunicação brasileira. Mas o nosso povo está cansado de ser enganado e pautado pela Globo. Tudo isso sob o silêncio cúmplice de instituições como o MPF.

A história – completa – virá à tona. É questão de dias. O império midiático ficará nu.


Destaques do ABC!

*

Brado retumbante: CPI DA GLOBO Já !!!


MÍDIA GOLPISTA


Haja ratoeira !!!





Mensalão da Globo: primeiras páginas da “bomba atômica”

Miguel do Rosário

O Cafezinho obteve as primeiras páginas da “bomba atômica”. É apenas um aperitivo do que vem por aí. São cinco novas páginas agregadas às 12 páginas que já divulgamos.

Insistimos com o detentor dos documentos que liberasse logo tudo, mas ele prefere soltar aos poucos. Nos documentos vazados agora, aparecem alguns novos nomes usados pela Globo para realizar a fraude detectada pela Receita Federal nas Ilhas Virgens Britânicas. Um deles, na página 16 do Slideshare abaixo, aparece Globo Overseas Investment.

O relatório completo, ainda a ser divulgado, contém tudo.

Com estes nomes, será possível ao Ministério Público e, sobretudo, ao jornalismo investigativo brasileiro, se é que ele existe, ir atrás de mais informações.

Temos feito a nossa parte, sem equipe, trabalhando no conteúdo, nas redes sociais, na diagramação, resolvendo problemas de provedor. Nessas horas a gente vê a degradação moral provocada pelo monopólio. Todos têm medo da Globo, visto que ela, por deter quase um monopólio (e figurar na cabeça de um oligopólio), responde pela maior parte dos empregos bem pagos na área de jornalismo, e pode prejudicar a carreira de um político. A Globo tornou-se uma espécie de Cosa Nostra midiática.

O medo, todavia, tem alguma razão de ser. Esses documentos, vazados agora, já motivaram alguns assassinatos. Não assassinatos de reputação. Assassinatos de verdade. O auditor que detêm a íntegra deles, por isso mesmo, permanece em lugar secreto, e espalhou cópias do relatório em vários lugares, para, se no caso de sofrer um atentado, o mesmo não se perca.

Pdf unificado from megacidadania

PS: Aproveito para deixar aqui um convite a todos para participar de um ato, em frente ao Ministério Público, para cobrar uma investigação sobre o caso:


DIA 10/07 TODOS NA PORTA DO MPF


Fato é que o MPF tem a obrigação de esclarecer a sociedade brasileira. É por este motivo que iremos EM GRANDE NÚMERO, no dia 10/07, às 11:00h, na Av. Nilo Peçanha, 31, Centro – RJ, que é a sede do MPF na cidade do Rio de Janeiro.

Será igual como fizemos no OCUPE a Rede Globo do dia 03/07, que transcorreu dentro da normalidade democrática.

Especializado em “vazar” documentos para a velha mídia, o MPF/PGR ouvirá o nosso brado retumbante: EXIGIMOS TRANSPARÊNCIA. CPI da GLOBO JÁ !

Convide seus amig@s, o link para confirmação é 


O Cafezinho

Destaques do ABC!

*