Tradutor

sábado, 15 de junho de 2013

SP: Fernando Haddad quer ouvir ativistas do MPL


OPINIÃO 


Esta escritora e blogueira, que atuou como cidadã e estudante da USP nas movimentações para a derrubada da ditadura militar e a redemocratização do Brasil, e este blog, cujas linhas editoriais inequivocamente contemplam com ênfase a cidadania e a liberdade de expressão, acolhem com entusiasmo todas as manifestações de rua em defesa de direitos, como as que o Movimento Passe Livre vem promovendo em várias capitais do País.

O que a cidadã editora do blog se permite fazer a esta altura da vida, já distante da "idade da inocência", é no mínimo estar atenta a eventuais manipulações de jovens debutantes nos movimentos sociais, por grupos alheios à causa e com objetivos espúrios.

Esta cidadã blogueira acompanha o noticiário sobre as manifestações pela mídia nacional e internacional, mas também procura manter uma visão ampla do que acontece no País como um todo.

Já há alguns meses, a grande imprensa brasileira conduz seu noticiário de forma partidária, sem isenção, valendo-se de "terrorismo informativo", procurando semear pessimismo e criar um clima de revolta na sociedade, com o evidente objetivo de desestabilizar o governo da presidenta Dilma Rousseff e comprometer sua reeleição. Isto depois de sucessivas pesquisas de opinião em que a presidenta Dilma bate, de forma inédita, todos os recordes de aprovação.

A sofrível oposição brasileira, municiada e respaldada pela mídia de mercado, há muitos meses se encontra em escancarada campanha para as eleições presidenciais, daqui a mais de um ano, em outubro de 2014. 

Por outro lado, esta mesma mídia pouco e mal noticia as boas realizações da gestão Fernando Haddad na cidade de São Paulo, como o combate à corrupção na administração municipal e a criação de canais que estimulam a participação cidadã, importantes compromissos de campanha.

E não nos esqueçamos também dos "arrastões" que aconteceram recentemente na Virada Cultural promovida pela Prefeitura, que esta mesma mídia tentou usar para arranhar a gestão do petista.

A grande e tradicional mídia brasileira tem lado. Sempre teve. E não é, nunca foi, o lado do Povo Brasileiro.

Que brasileiras e brasileiros injustiçados e indignados sempre "Abram a Boca Cidadã", nas ruas, praças, redes sociais... onde houver espaços para tanto, mas sem violência, sem danos ao patrimônio, de forma republicana.

E que o Movimento Passe Livre aceite o chamamento do prefeito Fernando Haddad, que mais uma vez abre espaço e chama os ativistas para o diálogo.




HADDAD DIFERE DE ALCKMIN E CHAMA MPL AO DIÁLOGO


Prefeito de São Paulo convoca reunião com Movimento Passe Livre para a próxima terça-feira; integrantes farão apresentação diante do Conselho da Cidade; além de ouvir alternativas, Prefeitura pretende mostrar como se dá composição da tarifa; Fernando Haddad procura recuperar para o terreno político-administrativo questão que foi criminalizada por ação repressiva da Polícia Militar

SP247 – O prefeito Fernando Haddad, do PT, adotou uma postura diametralmente oposta da do governador Geraldo Alckmin, do PSDB, na questão do aumento das tarifas de ônibus em São Paulo.

Numa iniciativa para descriminalizar o assunto, Haddad resolveu não apenas reconhecer, como abrirá as portas da Prefeitura de São Paulo para o Movimento Passe Livre. Na próxima terça-feira 18, os integrantes do Conselho da Cidade irão ouvir exposições dos mesmos jovens que participaram de quatro passeatas em protesto contra o aumento das passagens e a baixa qualidade do sistema de transporte.

Ao mesmo tempo, a administração municipal irá explicar como se dá a composição da tarifa de ônibus.

Haddad criticou a ação policial, na quinta-feira 14, que resultou em mais de 200 prisões e na agressão física a jornalistas. O governador Geraldo Alckmin, ao contrário, defendeu a ação da PM, sendo acompanhado nesta avaliação por seu secretário de Segurança.

Abaixo, nota da Prefeitura de São Paulo sobre o assunto:



Prefeitura convida MPL para apresentar propostas para o Conselho da Cidade

A Prefeitura de São Paulo irá convocar uma reunião extraordinária do Conselho da Cidade na próxima terça (18) para discutir o transporte público em São Paulo. Por determinação do prefeito Fernando Haddad, o MPL (Movimento Passe Livre) será convidado para fazer uma apresentação diante dos conselheiros para explicar suas propostas e visões para o setor.

A administração municipal também irá apresentar detalhes sobre a composição de preço da tarifa de ônibus, a evolução da despesa orçamentária com o subsídio e os planos para a melhoria na qualidade do sistema. Depois das duas apresentações, o debate será aberto para a participação dos conselheiros e sugestões de encaminhamento.

O Conselho da Cidade foi instalado no dia 26 de março para servir como um novo canal de diálogo com a sociedade. É um órgão consultivo, formado por representantes dos movimentos sociais, entidades de classe, empresários, cientistas e pesquisadores, artistas e lideranças religiosas. Os conselheiros têm quatro reuniões ordinárias por ano, para discutir assuntos da cidade, como, por exemplo, a revisão do Plano Diretor e o Projeto Arco Tietê.


SP 247

*