Tradutor

sexta-feira, 31 de maio de 2013

"Cidadã" Yoani Sánchez já está em Cuba


YOANI SÁNCHEZ: CIDADÃ CUBANA



A ativista, escritora, blogueira e tuiteira Yoani Sánchez já está em Cuba, onde foi recebida calorosamente por amigos e familiares ontem à noite, no aeroporto de Havana.

Depois de uma intensa, emocionante e produtiva viagem por 13 países, onde denunciou a ditadura castrista, proferiu palestras, concedeu entrevistas, recebeu mais de uma dezena de prêmios, fez contatos, cursos, passeou e aprendeu muito, a combativa blogueira está de volta à "Ilha dos Desconectados", como ela jocosamente se refere à "Cuba de Fidel", onde navegar na internet é direito para endinheirados.

Pelo seu Twitter (@yoanisanchez) percebemos que a destemida blogueira já está com problemas para se comunicar com o mundo, enviando mensagens fragmentadas, por SMS. Lastimável!

Yoani Sánchez é uma mulher aguerrida, ousada, corajosa, vitoriosa. Vamos acompanhar seu dia a dia na Ilha, saber e denunciar eventuais represálias que venha a sofrer por parte do regime ditatorial e informar nossos leitores sobre a criação de um jornal digital que ela pretende fundar.

Força, Yoani !


Imagens do desembarque em Cuba

Chegada ao Aeroporto Internacional José Martí, em Havana

 Sob o olhar do filho Theo, Yoani abraça a mãe

 Com o marido, jornalista e blogueiro Reynaldo Escobar

 Recebendo o carinho de familiares, amigos e populares


Yoani Sánchez volta a Cuba cheia de projetos após longa viagem ao exterior

Havana, 30 mai (EFE) - A blogueira e dissidente cubana Yoani Sánchez retornou à ilha nesta quinta-feira com "muitos projetos" após ter passado por mais de 12 países da Europa e América, uma viagem que, segundo ela, mudou sua vida "em vários sentidos".

"O futuro se abre em minha frente e necessito descansar um pouco para poder projetá-lo, mas tudo anda muito bem e estou muito feliz", declarou a reconhecida blogueira aos jornalistas em sua chegada a Havana e após reencontrar seu marido, Reinaldo Escobar, e seu filho Teo, assim como outros familiares e amigos que a esperavam no aeroporto.

Yoani, uma das vozes críticas da ilha mais conhecidas internacionalmente como autora do blog "Geração Y", declarou que realizou uma "maravilhosa viagem".

"É uma viagem que vai mudar minha vida em muitos sentidos, já que ela se mostrou humana, jornalística, cívica, tecnológica. Agora estou aqui com muitos projetos e também muito exausta pelo itinerário que foi bem extenso", completou a blogueira em uma de suas breves declarações.

A dissidente cubana, de 37 anos, deixou a ilha em meados de fevereiro com destino ao Brasil, primeira escala de uma viagem que realizou após cinco anos de negativas por parte do governo de Cuba. A viagem de Yoani só pôde ser feita após a reforma migratória aprovada na ilha no início deste ano.

Embora tenha planejado uma viagem de 80 dias, a blogueira ficou mais de três meses fora do país, passando, além do Brasil, pelo Peru, México, Itália, República Tcheca, Polônia, Suécia, Suíça, Alemanha, Noruega, Holanda e Estados Unidos.

Durante a viagem, a blogueira recolheu os prêmios "Ortega y Gasset" de jornalismo digital, que foi concedido pelo jornal espanhol "El País" em 2008, e o "Bobs" de melhor blog, concedido pela emissora alemã de televisão Deutsche Welle (DW) também em 2008, e recebeu a menção "María Moors Cabot", da universidade americana de Colúmbia.

Além dos prêmios recebidos, Yoani também manteve encontros com personalidades políticas, acadêmicas e intelectuais, como o Prêmio Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa, além de representantes de exilados políticos.

As autoridades cubanas consideram Yoani Sánchez como parte dos contra-revolucionários cibernéticos "fabricados pelos Estados Unidos", uma crítica que também é compartilhada por blogueiros governistas, que a consideram como uma "fraude" e uma "mercenária" a serviço dos EUA. EFE

Yahoo Notícias


Imagens em "print-screen", a partir do site do El Nuevo Herald.

*