Tradutor

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Chauí: classe média é fascista, violenta e ignorante


A MALDIÇÃO DA CLASSE MÉDIA



Grande e lúcida intelectual, professora e filósofa Marilena Chauí, da nossa querida "Fefeleche-USP", mais uma vez bate forte na classe média, e desabafa:

"Eu odeio a classe média! A classe média é estupidez. A classe média é 

conservadora

petulante

arrogante

terrorista..."



Chauí: classe média é um setor fascista, violento e ignorante

O ineditismo de medidas governamentais e seus resultados surpreendentes estão sendo analisados durante o lançamento do livro 10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma. O primeiro deles ocorreu no último dia 13, em São Paulo, e contou com presença de Lula, Emir Sader, Márcio Pochmann e Marilena Chauí.

Sem as sutilezas filosóficas das aulas emocionantes que costuma dar em eventos desse tipo, ela foi direto ao assunto. Chauí falou sobre o Bolsa Família para exemplificar a “revolução feminista” que vem ocorrendo no país, ao direcionar o recurso para a mulher, e depois o exemplo do ProUni, para explicitar o racismo que emergiu com força na sociedade, ao encher as salas de aula do ensino superior de pobre e negros.

Por fim, fez duras críticas à classe média: “a classe média é uma abominação política, porque é fascista, é uma abominação ética, porque é violenta, e é uma abominação cognitiva, porque é ignorante. Fim”, concluiu ovacionada.


Veja o vídeo.




Fonte: Fundação Mauricio Grabois

Vermelho

Destaques do ABC!