Tradutor

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Comunicado da Anistia Internacional Brasil


DIREITOS HUMANOS




Prezados amigos e amigas,


A Anistia Internacional Brasil tem uma boa notícia! Inauguramos em nossa página da internet – anistia.org.br - e em portais da internet ferramentas que possibilitam a realização de doações para a organização.



Sendo uma organização independente e autônoma, a Anistia não recebe recursos de governos ou empresas. Suas pesquisas e campanhas são viabilizadas por doações individuais de milhares de pessoas no mundo todo. Por isso, a contribuição de cada um é muito importante. Se você deseja apoiar esse movimento global pelos direitos humanos, faça sua contribuição financeira através das novas ferramentas on-line, em um ambiente totalmente seguro.

Inicialmente as doações poderão ser feitas por cartão de crédito, com uma sugestão de valor de R$ 30 reais – que corresponde a um real por dia. Mas o (a) doador (a) tem liberdade de escolher a quantia que irá doar, que pode ser mais ou menos que o sugerido.

A expectativa da Anistia Internacional Brasil é que as doações sejam regulares e mensais, possibilitando um fluxo previsível de aporte de recursos que permitam à organização planejar ações de longo prazo com mais segurança. Ao se tornar um (a) doador (a), a pessoa receberá um kit de boas vindas e informações periódicas sobre todo o trabalho desenvolvido pela Anistia a partir das contribuições realizadas.

Saiba mais sobre o trabalho da Anistia Internacional Brasil em março e abril:


Meu corpo, Meus direitos



No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Anistia Internacional Brasil deu destaque para a campanha global Meu corpo, Meus direitos, que tem como objetivo chamar atenção para o tema dos direitos sexuais e reprodutivos, com ênfase no acesso de mulheres e meninas a estes direitos. O ano de 2013 marca o início das discussões preparatórias para a conferência Cairo + 20, que será realizada pela ONU para revisão do Programa de Ação adotado após a Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, realizada no Egito em 1994.

A campanha Meu corpo, Meus direitos faz um apelo aos líderes globais, representantes da ONU e organizações internacionais para que protejam estes direitos agora e também para as futuras gerações. Uma petição está disponível na página da campanha e as assinaturas recolhidas serão entregues às autoridades em eventos ao longo de 2013. O canal GNT é parceiro da Anistia Internacional Brasil nesta ação e também irá recolher assinaturas para a campanha em sua página do Facebook. Assim como a banda inglesa The Cure, que está divulgando a campanha em sua turnê pela América do Sul. Os primeiros shows aconteceram no Rio de Janeiro e em São Paulo.


Tratado pelo Comércio de Armas

No dia 2 de abril, governos aprovaram por uma ampla margem de votos na Organização das Nações Unidas (ONU) um Tratado de Comércio de Armas que proibirá os Estados de transferir armas convencionais para países nos quais seriam usadas para cometer ou facilitar genocídio, crimes contra a humanidade ou crimes de guerra.

Há mais de 10 anos, a Anistia Internacional se mobilizava pelo tema e desenvolvia campanhas para a existência de um tratado sobre o tema. O documento foi adotado após mais de seis anos de deliberações na ONU (...) Um número recorde de Estados responderam ao Secretário-Geral da ONU, quase todos positivamente. Os direitos humanos e o direito humanitário foram colocados no topo da lista de critérios. Saiba mais http://migre.me/e4Si6


Pena de Morte 2012


Apesar de alguns retrocessos decepcionantes em 2012, a tendência global em direção ao fim da pena de morte continuou, concluiu a Anistia Internacional em sua revisão anual sobre condenações à morte e execuções. Execuções foram retomadas em diversos países que há algum tempo não aplicavam a pena de morte, principalmente Índia, Japão, Paquistão e Gâmbia. E houve um aumento alarmante de execuções no Iraque. Os cinco maiores executores no mundo foram novamente China, Irã, Iraque, Arábia Saudita e Estados Unidos. Saiba mais http://migre.me/e5BaK


Ações urgentes completam 40 anos

Em março, a 1° ação urgente lançada pela Anistia Internacional completou 40 anos. E o destino dela foi o Brasil. Pessoas do mundo inteiro escreveram para autoridades brasileiras pedindo a libertação do advogado e professor de história da USP, Luis Basílio Rossi, que foi preso e torturado pela ditadura militar brasileira em 1973. E deu certo !

Assista ao vídeo e saiba mais sobre esta história.

http://www.youtube.com/watch?v=oVAkyvUv6zs


Notas públicas

Confira aqui os últimos posicionamentos da Anistia Internacional sobre temas relevantes no país:

Nota pública sobre o julgamento do massacre do Carandiru

Nota pública sobre a PEC 37 (que visa limitar poder de investigação do Ministério Público)

Nota pública sobre o resultado do julgamento em Marabá, Pará

Nota pública sobre a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados

Continuem acompanhando e divulgando o trabalho da Anistia Internacional Brasil nas redes sociais e no nosso site:

https://twitter.com/#!/anistiaonline

https://www.facebook.com/anistiainternacionalbrasil?ref=ts

https://anistia.org.br

Um abraço,


Atila Roque
Diretor-executivo da Anistia Internacional Brasil




(Links)