Tradutor

sexta-feira, 29 de março de 2013

SP: Blogueira lança Centro de Comunicação Cidadã


Com muita emoção e alegria, comunico a todos os leitores, amigos e simpatizantes do blog Abra a Boca, Cidadão! a criação do Centro de Comunicação Cidadã e Educação em Direitos Humanos Professora Júlia do Carmo Amorim.

Esta Casa da Cidadania, que promoverá atividades na área da Comunicação e Educação em Direitos Humanos, funcionará a partir deste momento simbólico e solene, à Rua Antonio Luís Espinha, n. 11, no pequenino e aprazível bairro de Engenheiro Goulart, Penha, cidade de São Paulo.

Este espaço de ativismo, comunicação e cultura cidadã promoverá cursos, palestras, workshops e publicações sobre ativismo, cidadania, comunicação e jornalismo cidadão, direitos humanos e temáticas afins, em sintonia com o novo mundo digital em que estamos todos imersos.

Quem foi a Professora Júlia?

Júlia do Carmo Amorim foi grande e amorosa professora, falecida precocemente aos 39 anos. Amava o magistério e as crianças. Se dedicou durante cerca de 16 anos ao ensino primário, em bairro pobre da zona leste de São Paulo, alfabetizando, preocupando-se com a formação escolar, mas também com o desenvolvimento de valores de cidadania em seus afortunados alunos.


Professora Júlia, dignidade na educação

Para mais informações, contate-nos:

CASA DA CIDADANIA Professora Júlia do Carmo Amorim
Diretora: Profa. M. Sc. Sônia Maria de Amorim
Rua Antônio Luís Espinha, 11 - 03725-090 - São Paulo - SP
Fone: 11 99988-3615
e-mail: escrevivendo@ig.com.br




São Paulo: uma das capitais do mundo


100 DIAS DA GESTÃO FERNANDO HADDAD


Cidade plural, vibrante, criativa, multicultural.

Assim é São Paulo, a capital financeira do Brasil, uma das mais importantes metrópoles do mundo, reconhecida internacionalmente, inclusive pela grande mídia global.

São Paulo, a nossa "Sampa", que agora tem no comando um homem refinado, preparadíssimo, antenado com o que há de mais avançado no planeta, entra no terceiro milênio "com os dois pés", para alcançar em alguns anos o posto de uma das principais capitais do mundo.





Cobertura de jornais internacionais revelam São Paulo ao mundo


Nelson de Sá 

Apesar do interesse internacional pelo Rio devido à Copa e à Olimpíada, em janeiro, a sede do "New York Times" pediu a seu correspondente no Brasil uma longa reportagem sobre cultura e estilo em São Paulo.

Também no início do ano, a chefe do escritório da CNN no Brasil, Shasta Darlington, decidia qual cidade seria alvo de uma série de reportagens: São Paulo ou Rio? Ganhou São Paulo.

As reportagens saíram nas últimas duas semanas, no jornal e na TV. O viés foi francamente positivo. "A nova nova São Paulo", deu o "NYT". Na CNN, "São Paulo: capital cultural do Brasil".

Editoria de arte/Folhapress
Correram o mundo as cenas dos bares Caos e Z Carniceria, no Baixo Augusta; do Cine Joia, reaberto para shows na Liberdade; do Beco do Batman, na Vila Madalena; da Jam Olido, na galeria de mesmo nome; e até do Minhocão, ao som de Racionais.

"O centro é a parte de São Paulo que mais me fascina", diz o correspondente Simon Romero, do "NYT", que morou na Bela Vista, região central, nos anos 90 e hoje dirige o escritório do jornal no Rio.

Já quando a CNN precisou decidir onde estabelecer seu estúdio no país, há dois anos, optou por São Paulo, com vista para a Marginal Pinheiros.

"Decidimos que era mais sério criar o escritório na capital financeira", diz Darlington. "Adoro o Rio, mas queremos tratar o país com uma cobertura mais séria."

Outra face da cobertura internacional sobre São Paulo é a imagem de sua opulência financeira, destacada regularmente, por exemplo, no "Wall Street Journal".

O jornal econômico chegou a eleger no ano passado um "símbolo oficial do boom de investimento" no Brasil: a torre Malzoni, na avenida Faria Lima, onde se instalaram o banco de investimento BTG Pactual e o Google.

Outros símbolos poderiam ser os restaurantes de cozinha premiada e os helicópteros em revoada às sextas, lembrados pelos correspondentes do "Financial Times" e da "Economist".


MUNDO LIVRE

Com tais imagens sendo transmitidas ao mundo, São Paulo tem como conquistar a grande feira mundial Expo 2020? E o que a campanha lançada por Gilberto Kassab (PSD) no final de seu mandato e abraçada agora pelo prefeito Fernando Haddad (PT) poderia destacar?

Para o publicitário Nizan Guanaes, a cidade "tem algo que não é tangível, que é a energia de São Paulo, uma energia do novo mundo, livre, de uma cidade plural". Grande rival na disputa, "Dubai não tem isso".Também não tem sua "criatividade".

Outro ponto para Guanaes é a necessidade de São Paulo contornar a burocracia, espelhando-se na experiência do Rio para a Copa. "Se São Paulo vai querer ser competitiva, não pode ficar num mar de regras", diz ele.

O arquiteto e urbanista Jorge Wilhelm vai pela mesma linha. A cidade "é considerada uma metrópole criativa, dinâmica", e "é preciso saber mostrá-la sublinhando as suas peculiaridades".

Pragmaticamente, defende destacar as "boas condições de turismo receptivo" e, entre as lições cariocas da campanha pelos Jogos, a presença do presidente Lula na busca de votos para a cidade.

Problemas não faltam, admitem o publicitário e o urbanista, citando infraestrutura como exemplo.

Já a chefe do escritório da CNN, moradora de Pinheiros, aponta um desafio principal, se São Paulo quer atrair eventos: "Sem melhorar o transporte, não é uma cidade boa nem para morar".

FSP Online

*