Tradutor

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Blogueira Yoani poderá sair de Cuba em breve


Novas regras migratórias estão em vigor em Cuba desde ontem. E a mundialmente famosa ativista-blogueira Yoani Sánchez já requereu um novo passaporte.

É bastante provável que a primeira viagem de Yoani Sánchez seja para o Brasil, onde deve participar da projeção de "Conexão Cuba-Honduras", documentário do cineasta Dado Galvão, e poderá realizar palestras. A blogueira tem também convites da Espanha e outros países.

Opressão, cerceamento de liberdades, constrangimentos não combinam mesmo com a cidadania planetária e o novo mundo digitalizado, globalizado, sem barreiras, sem fronteiras.

Ponto para os irmãos Castro, que estão promovendo mudanças no regime cubano e colocando a Ilha na nova era.


247 – Com a entrada em vigor das novas regras migratórias em Cuba, a blogueira e ativista cubana Yoani Sánchez diz que poderá deixar a ilha em 15 dias. Nos últimos cinco anos, ela teve 20 autorizações de viagem para fora do país negadas pelo governo. Ela ainda não tem viagem marcada nem destino certo, mas aguarda ansiosamente.

O período é o prazo para que ela receba um novo passaporte já de acordo com as novas regras migratórias. "Já poderia ter recebido um "não" desde ali. Mas as funcionárias me garantiram que não só receberei o passaporte como terei autorização para sair. Claro que comemoro com cautela. Só vou acreditar quando subir no avião. Mas parece que a prisão vai terminar", disse ela ao jornal O Globo.

Novas regras

As novas regras migratórias para que os cubanos possam deixar o país entraram em vigor nesta segunda-feira 14. Pelas novas normas, as medidas valem para todos, exceto profissionais de saúde e atletas de ponta. As mudanças autorizam que os cubanos fiquem por até dois anos fora do país sem perder o status de cidadão, além da saída de crianças e adolescentes.

Em outubro de 2012, as autoridades cubanas anunciaram as novas regras, que valem para a emissão de passaportes, a exigência apenas de visto para o exterior, além de uma carta-convite para que deixem o país. A Direção de Imigração e Nacionalidade de Cuba informou que está tudo organizado para a entrada em vigor das novas normas.

Para os cidadãos que deixaram Cuba nos anos 1990, as novas regras autorizam que visitem o país por até 90 dias. Até então, eles podiam ficar, no máximo, dois meses. A estimativa é que exista cerca de 1,5 milhão de cubanos no exterior.

Pelos dados oficiais, há cubanos em mais de 150 países, a maioria nos Estados Unidos. Segundo os dados do governo, 85,7% dos cubanos vivem nos Estados Unidos, 77% vivem no Sul do país e 68% na Flórida. As autoridades cubanas informaram que há 195 sites cadastrados no país para atender à demanda.

Com Agência Brasil


Brasil 247

*