Tradutor

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Árvore Cósmica, Árvore de Luz


Tenham uma Noite Iluminada.

Celebrem a Vida.

Sejam LUZ !

Feliz Natal !



Árvore de Natal

Apóllo Nátali*

                                                                                                        Constelação de Órion

Aqui também tem árvore de Natal. Vocês vão concordar que é a mais linda e grandiosa. É toda feita de bolas grandes, radiosas e coloridas, e se movimentam suspensas no espaço. Ora, sucedeu que, num ponto qualquer da imensidão, a matéria primitiva se condensou e se incendiou, fazendo um movimento circular e lançando projéteis incandescentes que caíram longe, e se foram resfriando, formando esses globos com os nomes de Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Urano, Netuno, Saturno e Plutão. Todos cercados pelo fogo principal, que é o Sol.

Esses globos também lançaram outros projéteis, seus satélites e luas, sempre misteriosamente suspensos na amplidão. Ora, sucedeu que alguns projéteis não deram origem a nenhum globo secundário, e sim permaneceram suspensos e em movimento, solitários, no silêncio cósmico, sabe Deus com que crepúsculos e noites esplendorosas.

Noites esplendorosas interceptadas por astros errantes, os cometas, viajantes do Universo, que exploram domínios celestes profundos e noites estreladas. E estradas com poeira de ouro, que a nossa aturdida imaginação nem pode conceber. O globo Sol e as bolas planetas e luas estão envolvidos por outros milhões e milhões de sóis, mais brilhantes e mais refulgentes que esse que clareia a Terra. Sóis que também vagueiam, iluminam, fecundam, e do mesmo modo estão cercados por outros globos reluzentes, igualmente embelezados por seus cortejos de súditos fulgurantes. Todos, flores vivas das campinas celestes, formando essa faixa esbranquiçada a que os antigos deram o nome de Via Láctea, em virtude de sua aparência leitosa.

Via Láctea, regato de leite da mitologia, vasto campo de inconcebíveis maravilhas celestes. Nossos olhos privilegiados contemplam essas irradiações magníficas na abóbada da noite. Sabe os sóis luminosos da Via Láctea que envolvem o nosso Sol e os nossos planetas e luas? Também são ladeados por outros sóis e súditos, e as maravilhas vão se repetindo pela imensidão sem fim, com outros sóis envolvendo outros, e outros sóis envolvendo outros, com seus súditos e súditos e súditos reluzentes. Tem árvore mais linda como essa?

E essa bola azul, aqui no cantinho da imensidão, estão vendo? É a Terra! Também ela é uma festa de cores e luzes com seus magníficos crepúsculos e noites esplendorosas, berço de criaturas abrigadas nas asas da Providência. Da Terra se desprendeu a Lua que, como castigo por ser fria, foi permanentemente condenada a adoçar com seus olhos de prata levemente azulados os corações dos enamorados, tornando-os infantis e amorosos.

Mas olhe, bem em cima da árvore, há um foco luminoso. É o farol imortal de que ouvimos falar há dois mil anos, que ilumina os nossos caminhos e guia os nossos passos. É a luz daquele Pixotinho judeu, que faz aniversário agora, que cresceu e foi morto após espalhar amor e normas de vida feliz. Por exemplo: quer nos ver crianças. Criança não odeia, não atraiçoa, não oprime. O adulto-criança, esse Ele exorta a ser manso como as pombas. O Pixotinho é o Linguista do cosmo. Criou o idioma da imensidão, o idioma do amor, para ser falado eternamente em todos os globos e seus súditos, e em todas as poeiras de ouro e de leite, e em todos os lares. Aquele Pixotinho, a luz principal da árvore de Natal mais bonita de todos os tempos.

*Apóllo Nátali, jornalista e escritor.


*

Governo criará um Atlas do Acesso à Justiça


Excelente notícia! Os cidadãos brasileiros precisam ser devidamente orientados sobre seus direitos. Precisam levantar a cabeça, desenvolver um pensamento crítico sobre o sistema judiciário, aprender a fazer uso efetivo e intensivo das novas tecnologias na defesa intransigente de seus direitos, conhecer profundamente direitos fundamentais e vias de acesso à Justiça.

Cidadania digital, virtual e real.

Está mais do que na hora de acabar com este descalabro aqui:




JUSTIÇA para Todos !!!

Atlas do Acesso à Justiça no Brasil mapeará sistema judiciário do país

Sistema promete facilitar o acesso do cidadão às informações e vias de acesso à justiça

Mapear todo o sistema de acesso à Justiça no Brasil, para facilitar o conhecimento pelo cidadão não somente dos seus direitos fundamentais e básicos, mas, especialmente, das vias de acesso à Justiça existentes em todas as regiões do País.

Esse é o propósito do Atlas do Acesso à Justiça no Brasil que será criado pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Reforma do Judiciário, que designará um grupo de trabalho para a implementação do projeto.
O secretário de Reforma do Judiciário, Flávio Caetano, avalia que um dos principais problemas referentes ao acesso à Justiça no País é a falta de informações ao cidadão sobre seus direitos fundamentais básicos.

“E, também, o desconhecimento sobre os mecanismos jurisdicionais e extra jurisdicionais de acesso à Justiça. Por conta disso, o mapeamento do sistema de acesso à justiça é de extrema importância social”, afirma o secretário.

Estão previstas ainda a criação da Cartilha dos Direitos Fundamentais Básicos do Cidadão (para facilitar a adequada compreensão pelo cidadão comum) e de um banco de dados sobre os mecanismos de acesso à Justiça, como tribunais, varas judiciais, promotorias de Justiça, defensorias públicas e núcleos de mediação.

Para Marcos Fuchs, advogado e diretor do Instituto Pro Bono, "é uma iniciativa cidadã que contribui efetivamente para a busca de direitos, um passo importante para aqueles que necessitam acessar o Poder Judiciário como forma de dirimir conflitos". O IPB também possui um projeto para ajudar o cidadão a entender seus direitos. As Cartilhas Pro Bono trazem orientações para questões práticas do dia a dia das pessoas, com temas como eleições, violência sexual à mulher, Direito Previdenciário, entre outras.

A ferramenta estará disponível em um portal criado para disseminar o acesso às informações do projeto Atlas do Acesso à Justiça no Brasil. As pessoas poderão digitar seu endereço e encontrar os locais mais próximos para requerer direitos e pedir proteção. O guia também será disponibilizado na forma impressa e em softwares multimídia para uso em ambientes públicos e escolas, como aplicativos para tablets, smartphones, totens de atendimento ao cidadão etc.

A medida foi publicada em 29/11 no Diário Oficial da União, por meio da Portaria nº 3.007/2012 do Ministério da Justiça. O projeto entrou em vigor com a publicação da portaria, no entanto, o documento não inclui um prazo para que o mapa seja disponibilizado ao cidadão.

Fonte: Portal Planalto



*