Tradutor

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Um Brizola no Ministério do Trabalho (atualização)



O deputado federal Carlos Daudt Brizola, mais conhecido como Brizola Neto, do PDT do Rio de Janeiro, assume hoje o Ministério do Trabalho e Emprego, em cerimônia no Palácio do Planalto marcada para as 11 hs.


Brizola Neto é neto do extraordinário político brasileiro Leonel Brizola, e embora jovem, 33 anos, já ostenta uma vida política considerável: foi vereador no Rio de Janeiro, secretário do Trabalho e Renda e cumpria seu segundo mandato como deputado federal, quando aceitou o convite da presidenta Dilma Rousseff para assumir o MTE.




O deputado Brizola Neto há alguns anos mantém um blog de boa audiência, o Tijolaço, onde cultiva uma postura combativa como a do avô. Nos últimos meses, o blog vinha sendo escrito pelo jornalista Fernando Brito.


O conteúdo simbólico e emocional da nomeação do novo ministro é imenso. A presidenta Dilma Rousseff começou na política pelas mãos de Leonel Brizola, liderança importantíssima do trabalhismo e da redemocratização do Brasil.



Com Brizola Neto, Dilma tenta salvar o PDT


INICIADA NA POLÍTICA PELAS MÃOS DE LEONEL BRIZOLA, DILMA ROMPEU COM O PARTIDO QUANDO O PRAGMATISMO FALOU MAIS ALTO DO QUE OS PRINCÍPIOS; AGORA, AO ESCOLHER BRIZOLA NETO PARA O MINISTÉRIO DO TRABALHO, ELA DÁ NOVA CHANCE AO PARTIDO

247 – O que terá levado a presidente Dilma Rousseff a escolher, para o ministério do Trabalho, um nome que enfrenta resistências no próprio partido, em pleno ambiente de desorganização política, com uma CPI em curso no Congresso Nacional? Há duas respostas. Primeiro: Dilma é mineira, mas tem alma gaúcha. Sabe conciliar, mas também sabe confrontar. Segundo: Dilma hoje é petista, mas tem alma brizolista. Foi pelas mãos de Leonel Brizola, em 1980, que ela ingressou na política partidária.

O deputado Brizola Neto (PDT-RJ), escolhido novo ministro do Trabalho, enfrenta resistências das duas alas mais poderosas do seu partido: a que é comandada pelo ex-ministro Carlos Lupi e a do sindicalista de resultados Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força. Ainda assim, Dilma bancou a escolha, como se Brizola Neto fosse um ministro da sua cota pessoal – e não do PDT. Foi uma forma de prestar um tributo ao PDT dos sonhos de Brizola, e não da prática política recente, marcada pelo fisiologismo e pelo desvio de recursos públicos por meio de ONGs e convênios fraudados no FAT.

O PDT original, ao qual Dilma se filiou em 1980, ao lado do ex-marido Carlos Araújo, foi desenhado por trabalhistas históricos como Leonel Brizola, Darcy Ribeiro e Doutel de Andrade. Lideranças que decidiram criar um novo partido quando os militares entregaram o antigo Partido Trabalhista Brasileiro, criado por Getúlio Vargas e presidido por João Goulart, a sindicalistas pelegos – o que fez com que Brizola, numa foto histórica, rasgasse sua ficha de filiação ao PTB.

Com o apoio de Brizola, Dilma deixou de ser militante política e foi gerente pela primeira vez, ao assumir a secretaria de Fazenda da prefeitura de Alceu Collares (1986-1989), na cidade de Porto Alegre. O rompimento com o PDT se deu em 1990, quando o partido, ávido pelo poder, se tornou mais pragmático e menos idealista. Dilma migrou para o PT, foi secretária do governo de Olívio Dutra, mas, sua essência, em vários aspectos, continuou a ser brizolista.

Refundação do PDT

A escolha de Brizola Neto, de certa forma, poderá contribuir agora para uma refundação do PDT, em torno de quadros mais qualificados do que aqueles que lideraram o partido nos últimos anos. Dilma mantém ótima relação, por exemplo, com Osmar Dias, que é vice-presidente do Banco do Brasil, e é também entusiasta da candidatura de Gustavo Fruet à prefeitura de Curitiba. O atual prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, é também um aliado.

E ainda que o PDT rejeite a escolha de Dilma, o fato concreto é que a presidente está tentando salvar o primeiro partido político ao qual se filiou.

Brasil 247


Destaques do ABC!


Atualização (12:00 h): Imagens da posse/Blog do Planalto 




*


Imagens da NBR/Internet