Tradutor

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Demóstenes: um surfista na onda da moralidade



Não basta parecer honesto. É preciso ser honesto. Não basta proferir discurso politicamente correto. É preciso concretizar o discurso na vida. O palavrório é lindo, maravilhoso, irretocável. Mas a prática, o dia-a-dia...


Psicopatas são assim. Falam uma coisa e fazem outra. Falsos, farsantes, cínicos, frios.


"Muito verniz e pouca raiz", diria o doutor Drauzio Varella.


"Por fora, bela viola. Por dentro, pão bolorento."


Demóstenes e eu

Caríssimos sulvinteumenses, cá estamos, ainda do lado de cá da Páscoa, essa linda celebração em que a cristandade festeja a morte, o sofrimento e os coelhos ovíparos.

Passio, no entanto, em latim romano, do tipo que crucificava igualmente ladrões de galinha e salvadores da humanidade, é sofrimento e remete para a pancadaria com que Jesus foi brindado antes da crucificação. Como isso virou ovo de chocolate é um milagre melhor explicado pela Ferrero Rocher, caros leitores. Tão longe a minha teologia não chega.

E quem anda apanhando feito Cristo em encenação da Paixão é o nosso bravo praticamente ex-senador Demóstenes Torres, o probo.

Demóstenes navegava a onda da moralidade e isso costuma acabar mal, caros leitores. A onda da moralidade é soprada por ventos dos mais variados, e nosso bravo senador se viu capturado por um redemoinho ali no meio do caminho, como diria Guimarães Rosa bem nessa hora.

Há dois anos o senador e eu trocamos sopapos vocabulares. Eu escrevi uma coluna intitulada “Demóstenes, o errado”, que magoou nosso nobre senador. E, agora que os ânimos de 2010 esfriaram, pode-se dizer que ele tinha motivos para mágoa, uma vez que eu disse que ele era senador da categoria Incitatus. Culto, muito culto, nosso senador pelo bravo estado do Goiás se sentiu maltratado e respondeu com uma coluna feita por ele mesmo, ou um assessor, quem quer que tivesse mais afinidade com acentuação, sei lá.

Na época, nosso debate foi um tanto mais conceitual. Demóstenes, o certo, para mim, era o Demóstenes aquele lá da Grécia Antiga, que nasceu uns três mil anos atrás. O grande orador que dominou a gagueira e botou pra ver no gogó, conquistando o mundo antigo pela elegância das ideias muito bem apresentadas.

Nosso bravo goiano, Demóstenes, o errado, achava que era o cara na tribuna. Levando-se em conta o bravo senado brasileiro, ele até pode ter tido motivos pra se achar o outro Demóstenes. Mas não era.

No nosso imbróglio, por exemplo, eu escrevi que ele tinha dito que a escravidão não tinha sido assim tãaaaao horrível, e que as mulheres negras até mesmo curtiam sexo com os sinhozinhos, como teria dito Gilberto Freyre.

Ele ficou muito indignado com o que eu disse e então disse que ele não tinha dito isso quando falou o que falou. Que ele, na verdade, tinha dito outra coisa.

Não tinha. Quando falou o que falou ele disse exatamente o que eu disse que ele disse.

Mau orador, por não ser lá tão bom de ideias, nosso bravo Demóstenes usou essas ideias confusas e equivocadas para ir contra a política de cotas raciais nas universidades.

O irônico é que ele não precisava ter dito a besteira que disse quando falou o que falou, porque não é necessário provar que a escravidão não foi assim tão horrível, e de que, portanto, ela não precisa assim de tantas compensações, para ir contra a política de cotas. Basta dizer que a política de cotas é racista, e, portanto, inconstitucional. Pronto. Eu vejo isso ocorrer com alguma frequência, caros leitores. Assim como o nosso Guga dizia que ao vencer Roland Garros tinha subitamente ficado bonito, há muitos que, por entrarem no senado passam a se achar inteligentes. Acontece.

Demóstenes virou senador pelo Goiás e pronto, virou orador brilhante, na opinião imparcial dele mesmo. Algo como o que acontece com o nosso bravo Onyx, por estranha coincidência, também do PFL, como o Demóstenes.

E, o que também vemos acontecer é o insucesso subir à cabeça. Em breve, os nossos bravos oradores começam a se acreditar invulneráveis, tais quais o colega Hércules, igualmente um herói grego.

Como diz a Emília, nos Doze Trabalhos de Hércules, basta vulnerar, que eles deixam de ser invulneráveis. Emília recitava um encantamento, jogava pó de pirlimpimpim e, pronto, vulnerava a quem quer que fosse.

Mais ou menos o que ocorreu com o nosso Demóstenes, que foi duramente vulnerado, pela Polícia Federal, com alguma colaboração, se Brasília é Brasília.

O que se vê é mais uma vestal com o manto manchado de Omo Total nenhum tirar, e o tal DEM tendo que explicar que esse foi apenas um desvio de caminho, e que eles são sim os defensores da moral e das boas práticas políticas, mesmo que sem um exemplozinho que seja de que isso possa ser minimamente verdadeiro.

Demóstenes maltratou gente demais, por se achar invulnerável. Agora, vulnerado, está descobrindo com quantos paus se faz uma odisséia. Não é o primeiro, não será o último. Se encantou consigo mesmo, qual outro ser da mitologia grega, Narciso. E o seu final, e para isso servem os mitos, foi mais ou menos o mesmo.

De alguma coisa esses gregos, especialmente os antigos, entendiam. Eles entendiam, e isso é certo, de Demóstenes. Agora, nós também entendemos.


Marcelo Carneiro da Cunha

Sul21