Tradutor

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Blogosfera: Nem tudo o que reluz é ouro...

O post abaixo é apenas uma brincadeira, algo inofensivo, até onde posso perceber. Mas há muita enganação problemática, muito "ouro de tolo" na internet e na blogosfera. Muito "fanfarrão", preconceituoso, ressentido e por vezes fascista, se passando por progressista, por exemplo. E buscando "séquito", "massa de manobra", "vassalos", "seguidores" desprovidos de qualquer senso crítico. Muito "fariseu" oportunista.
O cidadão brasileiro precisa se emancipar e ler tais posts e blogs também nas entrelinhas. Aprendam a se perguntar o que está por trás, quais são os interesses que estão em jogo...
Todo cuidado é pouco, quando lidamos com "cobras criadas", "macacos velhos", "lobos em pele de cordeiro".



O que a vida separa o Photoshop reúne

No seu me­lhor, a In­ternet é uma bi­bli­o­teca de Ale­xan­dria; no seu pior, é uma as­si­mi­la­dora acrí­tica de ma­te­rial falso, dis­tri­buído à ve­lo­ci­dade do clique-clique-clique.


John Lennon e Che Gue­vara: um en­contro pa­tro­ci­nado pelo Pho­toshop

É o caso desta «fo­to­grafia his­tó­rica»: uma pe­quena jam ses­sion entre John Lennon e Che Gue­vara. A foto chega a ser atri­buída a Al­berto Korda, o fo­tó­grafo cu­bano fa­le­cido em 2001 e autor de «Guer­ri­lheiro He­róico», a mais ico­no­grá­fica fo­to­grafia de Che. Esta.

Por­me­nores deste en­contro re­petem-se em de­zenas de blo­gues – Lennon re­fu­giou-se num es­túdio de gra­vação em Chi­cago, Che en­trou no es­túdio, cantou para um si­len­cioso Be­atle umas can­ções sobre «os opri­midos e as causas justas» e, tão de­pressa como en­trou, voltou a sair. A his­tória pros­segue, re­ve­lando que o en­con­tro marcou para sempre a pro­dução ar­tís­tica de Lennon, atri­buindo a com­po­sição de «Re­vo­lu­tion #9» à in­fluência do guer­ri­lheiro.

Treta!

Esta imagem é uma mon­tagem em Pho­toshop feita por al­guém que as­sina como Guerry Mo­reno. O en­contro entre John e Che faz parte de uma série cha­mada «Po­li­tical Humor» que também juntou, num im­pro­vável aperto de mão, o pre­si­dente ira­niano Ah­ma­di­nejad e Ge­orge Bush. Há al­guma forma de criar um filtro anti-tretas no email?

Bitaites
*