Tradutor

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Presidenta Dilma em Cuba de Fidel



A presidenta Dilma Rousseff já está em Cuba, para uma visita de dois dias à Ilha de Fidel.


                                                                                              Foto: Roberto Stuckert Filho/PR


Vejam as notícias no portal do governo cubano (aqui) e no blog ISLAmíada jornalista da TV cubana Norelys Morales Aguilera.



Llegó la presidenta Dilma a La Habana [+ fotos]

                            Dilma en La Habana. Foto: Alejandro Ernesto/ EFE

Le dio la bienvenida en el aeropuerto internacional José Martí de La Habana el canciller cubano, Bruno Rodríguez. De acuerdo con una agenda divulgada por la cancillería cubana, Rousseff recibirá una bienvenida oficial mañana martes en el Palacio de la Revolución encabezada por su par cubano, Raúl Castro.

También el martes debe ir al Puerto de Mariel, unos 50 kilómetros al oeste de esta capital, donde se desarrolla una obra de expansión en la cual Brasil participa con 300 millones de dólares, de un total de 800 que cuesta el proyecto.

Fuentes brasileñas anunciaron esta semana que Rousseff firmará nuevos acuerdos económicos durante su estancia en este país caribeño, incluyendo quizá uno de la firma Odebrecht en la industria azucarera cubana, abierta a inversiones extranjeras solo recientemente.

El gobierno del anterior presidente de Brasil, Luiz Inacio Lula Da Silva, abrió un período de cooperación con Cuba en diversas ramas como la biotecnológica y energética que el de Rousseff estaría interesada en desarrollar. [Con informe de ANSA].



Dilma Rousseff (I), presidenta de la República Federativa del Brasil, es recibida por el canciller cubano, Bruno Rodríguez (D), a su llegada al Aeropuerto Internacional José Martí, en La Habana, el 30 de enero de 2012. La dignataria se encuentra en Cuba para cumplimentar una visita oficial. AIN FOTO/Marcelino VÁZQUEZ HERNANDEZ/



Dilma Rousseff, presidenta de la República Federativa del Brasil, a su llegada al Aeropuerto Internacional José Martí, en La Habana, el 30 de enero de 2012. La dignataria se encuentra en Cuba para cumplimentar una visita oficial. AIN FOTO/Marcelino VÁZQUEZ HERNANDEZ

*

Sob a ditadura dos Sombrios Senhores de Toga



Alvíssaras!


Ainda há vida inteligente, sensível e culta. Na Justiça, na advocacia, na blogosfera cidadã.


Aos que vivem sob uma ditadura de nulidades togadas, que nos últimos tempos deram pra sair de seus pomposos gabinetes e nos "brindar" com pérolas de rocambolesco linguajar, eivado de estrambóticos barroquismos de pretensa (mas obtusa) "sapiência", nada como se refazer, ver por outra, bebendo alguns goles das águas puras, límpidas, cristalinas, vertidas pela simplicidade dos verdadeiros mestres.


A ditadura dos iluminados




Já ouvi falar de muitas ditaduras, a ditadura militar, a ditadura do proletariado, a ditadura de direita, a ditadura de esquerda, a ditadura do capital, a ditadura disso, a ditadura daquilo.

Mas nunca tinha ouvido falar a respeito da ditadura dos iluminados. Essa é mais uma abordagem original, inteligente e instigante de Osho, ao criticar os regimes que escravizam a liberdade do homem.

Assim ele diz no livro O Grande Desafio:

"Marx propôs a ditadura do proletariado, a ditadura dos pobres. Eu proponho uma ditadura dos iluminados. Ninguém a propôs até hoje. De vez em quando surge algo assim na minha mente maluca. Essa ideia eu cultivei a vida toda - a ditadura dos iluminados, porque, se ela é dos iluminados, não pode ser ditadura.

É um termo contraditório. A pessoa iluminada não pode ser um ditador como Joseph Stalin ou Adolf Hitler. A pessoa iluminada pode dar ordens a você, mas com base no amor, não com base no poder - ela não faz questão de nenhum poder - mas com base na intuição, porque ela tem olhos para ver e sente o potencial das pessoas.

Seus ditames só podem ser considerados sugestões, conselhos, orientações. Só na ditadura dos iluminados existe a possibilidade de uma democracia real, autêntica, e também do florescimento verdadeiro do comunismo: igualdade pela distribuição das riquezas, não da pobreza; destruição da pobreza em suas próprias raízes e elevação de todos à riqueza".

Esse pensamento de Osho é muito próximo daquele de Platão, que defendia o governo dos filósofos, o governos dos sábios. Uma dia a humanidade chegará a esse estágio de evolução da consciência!


*