Tradutor

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Judiciário Elitista X Judiciário Cidadão: é hoje ?



Num momento em que o mundo todo assiste Indignadas e Indignados ocupando ruas e praças e bradando por civilização, ou seja, igualdade, liberdade, democracia, civilidade, compostura, transparência... por parte de autoridades e governantes, contra corrupção, privilégios, favorecimentos, prepotência, arrogância, totalitarismos... a mais alta Corte de Justiça brasileira julgará ação impetrada pela Associação dos Magistrados Brasileiros que, na contramão das movimentações mundiais, pretende restringir poderes de investigação do Conselho Nacional de Justiça sobre a atuação de juízes e desembargadores.


Há quase dois meses a questão está na pauta do Supremo Tribunal Federal, onde talvez seja apreciada hoje, e vem ganhando espaços na velha mídia e nas redes sociais, graças à declaração bombástica da ministra Eliana Calmon, Corregedora Nacional da Justiça, de que há, sim, no Judiciário "bandidos atrás das togas".


A ministra-guerreira vem num embate duríssimo na defesa do CNJ, contra os interesses corporativistas representados pela AMB e o ministro Cézar Peluso, presidente do STF e do CNJ.


Judiciário Elitista   X   Judiciário Cidadão. Essa é a questão. É este o embate que está posto, no final das contas, no olhar desta blogueira e do Abra a Boca, Cidadão! É isto o que está em jogo.


Não interessa ao Povo Brasileiro qualquer medida que restrinja poderes de investigação sobre agentes públicos. Muito menos aqueles que estão encastelados no mais fechado, arcaico, refratário, classista e antidemocrático dos poderes da República.


Está mais do que na hora do Poder Judiciário começar a se desembaraçar de históricos comprometimentos e vinculações e sintonizar mentalidade e práticas com a Constituição Cidadã e com o novo mundo que aí está, abrindo os braços para amparar os despossuídos, os vilipendiados, os assaltados, os perseguidos. 


Não há outra alternativa: Civilização ou Barbárie.


Fiquemos todos atentos ao STF, cidadãs e cidadãos brasileiros! Hoje, amanhã e nos dias que virão. Incondicional apoio à ministra-corregedora Eliana Calmon.


Abaixo, mais uma vez reproduzo a entrevista da ministra no Roda Viva da TV Cultura de São Paulo, na última segunda-feira. Em seguida, vocês terão os links de posts que o ABC! vem publicando sobre a questão do CNJ e outras mazelas judiciárias. 


A ENTREVISTA


Depois dos "bandidos de toga", mais uma amostra do estilo despachado da ministra: perguntada sobre a possibilidade do CNJ coibir a influência política nas decisões do Judiciário, respondeu: 


Estamos com dificuldade de punir o "trombadinha"... imagine nós chegarmos a esse grau de perfeição... Ninguém quebra uma tradição de dois séculos em seis anos!...


Com a palavra, a ministra-corregedora Eliana Calmon, joia rara da magistratura brasileira e pedra no sapato de juízes e desembargadores corruptos!





Link do vídeo


Leia também:


Eliana Calmon: Orgulho da Magistratura Brasileira

Marcha Virtual Contra a Corrupção no Judiciário

Cúpula do Judiciário desfruta hotel de luxo pago por empresas privadas

Juíza pune exemplarmente ladrão de 4 latas de atum

O Judiciário e a desmoralização da Justiça

O Judiciário nosso de cada dia

STF julgará hoje futuro do CNJ?

O Judiciário brasileiro e a Primavera Árabe

A Justiça justa e as duas melancias

STF julga hoje futuro do CNJ

Cidadãos: todo apoio ao CNJ e a Eliana Calmon!

A banda boa e a banda podre das coisas

O STF e a ação contra o CNJ

A casta togada

"A corrupção impede a Justiça no Brasil"

STF: de costas para o Brasil

Judiciário sub judice

Judiciário Elitista X Judiciário Cidadão

Eliana Calmon: Rebelde com causa

Eliana Calmon: "Desafinando o Coro dos Contentes"

Ministro do STF: "O Judiciário precisaria ser reinventado"

Eliana Calmon, a "bandidagem togada" e o fundo do poço

Judiciário Imperial: na contramão da sociedade brasileira

Juízes chamam atuação do CNJ de "mordaça"

Eliana Calmon vai ao Senado defender o CNJ

Eliana Calmon: Caçadora de Corruptos

STF recua e não aprecia ação contra CNJ