Tradutor

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Dilma promove interiorização do crescimento




               Presidenta Dilma Rousseff profere aula inaugural para a turma de 40 alunos do 
                     curso de Medicina do campus de Garanhuns da Universidade de Pernambuco. 
                     Foto: Roberto Stuckert Filho



Com o objetivo de ampliar a oferta de profissionais médicos no interior do país, a presidenta Dilma Rousseff anunciou, nesta terça-feira (30/8), que determinou aos ministérios da Educação e da Saúde a criação de um Plano Nacional de Educação Médica. Com o plano, o governo espera aumentar em 4,5 mil o número de médicos que se formam por ano e, ao mesmo tempo, interiorizar o curso de Medicina. O anúncio foi feito pela presidenta Dilma durante aula inaugural do curso de Medicina do campus Garanhuns da Universidade de Pernambuco.
“Neste plano está incluída também a interiorização da residência médica para assegurar que os estudantes destas regiões tenham uma residência de extrema qualidade. Esse processo é um processo em que nós não vamos medir esforços na garantia de qualidade, sobretudo no processo de residência médica, e focando num grave problema que nos aflige, que é a formação de médicos”.
A presidenta iniciou a aula inaugural lembrando que os 40 alunos integrantes da primeira turma do curso “fizeram uma escolha difícil e de grande responsabilidade”, pois superaram enormes desafios. De acordo com a presidenta, esses estudantes, a partir de agora, vão se dedicar com intensidade ao curso, por tratar-se de uma profissão cujo centro da atenção é a pessoa humana. E o mais importante, conforme destacou, é o fato de que ao concluírem Medicina poderão trabalhar no interior do país, “onde o Brasil mais precisa de médicos”.
Durante seu discurso, a presidenta Dilma lembrou que foi no governo do ex-presidente Lula que se deu mais importância ao aumento da oferta de cursos superiores e institutos de educação federal. Segundo a presidenta contou que o ex-presidente, natural de Caetés, cidade vizinha a Garanhuns, teria deixado a região com 13 anos de idade para tentar uma vida mais digna num grande centro. Dilma assegurou que, por este motivo, seu governo irá dar uma dimensão ainda maior para a Educação.
Ela voltou a mencionar que Pernambuco e os demais estados da região Nordeste têm dado enorme contribuição para o crescimento do país. A presidenta informou que um estudo do IBGE demonstra a inversão do fluxo migratório no Brasil, ou seja, tem sido intenso o retorno de nordestinos da região Sudeste para os seus estados de origem. A presidenta disse também que, no fim de semana, um jornal de São Paulo publicou reportagem mostrando o crescimento da economia da região Nordeste.
“Nós estamos interiorizando o crescimento econômico. Isso é importantíssimo para o Brasil. Não basta apenas levar a inclusão econômica, mas é fundamental que todas as regiões do Brasil tenham acesso aos serviços públicos de qualidade. Temos de ousar, temos de querer … Se queremos de fato ser um país diferenciado, não podemos olhar apenas o crescimento do PIB e da renda. Temos que olhar também a qualidade da Educação e da Saúde”.
E, aproveitando que discursava para alunos de Medicina, a presidenta lembrou que deste modo o governo irá buscar, ao mesmo tempo, a Educação de alta qualidade e, a oferta de serviço de saúde de qualidade. Ela lembrou que há poucos dias, em Brasília, lançou o programa que amplia a oferta de Institutos Federais de Educação, cria mais campi e outras quatro universidades, e que a iniciativa representa “mais um passo para democratizarmos o ensino superior de qualidade”.
A presidenta Dilma se valeu da oportunidade e fez um desafio aos alunos para que, ao se formarem, mantenham os vínculos com a região de Garanhuns como forma de transformar o lugar num pólo de excelência em saúde. “O interior do Brasil precisa de mais médicos. Precisa de bons médicos, como vocês serão. Aqui haverá cada vez mais perspectivas para jovens profissionais”, afirmou.

Liberdade de expressão: jornalista é agredida dentro de prefeitura


A jornalista e blogueira Cristiane Fortes, da cidade de Quatro Barras, Paraná, foi violentamente agredida por servidores públicos da prefeitura da cidade. A motivação da violência ao que tudo indica é a liberdade de expressão, já que Cristiane costuma criticar acerbamente autoridades locais.


Em pleno século 21, na sociedade planetária em que estamos todos imersos, ainda pululam lá e cá ridículos trogloditas, homens das cavernas (e mulheres também), feras que deveriam estar enjauladas, pois pretendem resolver divergências "no braço", na base dos socos, pontapés e safanões!... Fazer o quê, né?! Gente fina é outra coisa... 


Conheçam melhor o caso, clicando nos trechos em destaque e vendo o vídeo.





Jornalista é agredida dentro de prefeitura de município brasileiro

A dona do Metropolitans contou que foi até a prefeitura para reclamar de uma reportagem que a desmoralizava e foi recebida a socos e pontapés pelo assessor de Planejamento do município, Frederico Bernardi, segundo o CWB News.
Fortes disse que é vista como inimiga por publicar frequentemente denúncias sobre casos de licitações supeitas, nepotismo e desvio de verbas. Após a confusão, ela foi atendida em um hospital e levou pontos no rosto, de acordo com o jornal Gazeta do Povo.
Em nota, a Prefeitura de Quatro Barras afirmou que a jornalista invadiu o prédio, desacatou funcionários e agrediu o assessor, que reagiu em legítima defesa, noticiou o site G1. Ainda segundo o esclarecimento, "o fato será apurado pela Administração por meio das instâncias cabíveis".
A seguir, veja um vídeo com declarações da jornalista em uma entrevista.

A barbárie: aqui e alhures



São Paulo, Líbia, Somália... outros tantos lugares do mundo.


Fome, assassinatos, violências de todo tipo, injustiças. 


Tempos sombrios. Momento de Esperança. E de luta, claro.


Por enquanto, deixo vocês com mais uma canção belíssima, extraordinária, que me fortalece e me ajuda a permanecer no caminho.


Mais tarde eu volto.