Tradutor

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Revolução virtual: vejo, logo existo

A hora da "revolução virtual"
Controle mental: Relaxe, "O Grande Irmão" pensa por nós
  
Manuel Freytas


Tradução: Vera Vassouras*  

Relaxem, aspirem "energia positiva", não se carreguem de "negativismo" com os problemas do mundo (estar bem com o universo significa "estar bem com você mesmo"), não se deprimam com sobrecargas de reflexões cósmicas inúteis, não filosofem pensamentos críticos, atuem no positivo, respirem "boa onda", exercitem a "auto-realização criativa", cultivem o corpo, cultivem os gostos, cultivem a amizade, cultivem a família, cultivem a moda, cultivem "sempre no positivo", sejam amáveis, não rompam a corrente, deixem que as coisas "fluam" naturalmente, sem preconceitos, sem contaminantes, sem ideologias de mudanças preestabelecidas, sejam livres, suprimam conflitos estressantes, e unam-se solidariamente na grande rede planetária do "Grande Irmão". O que pensa (e soluciona) os problemas do mundo por todos nós.


Um dia o indivíduo-massa (feminino-masculino) despertou e disse: Olho a televisão e logo existo.

E outro dia, despertou e disse: Utilizo a Internet e só existo pelas redes sociais.

Sem sabê-lo, tinha ingressado na era do "homo-videns", finalmente projetado (e realizado) através das ondas do ciberespaço estendidas como um grande encadeamento caçador de cérebros.

Seu mundo se converteu em uma tela. Conecto-me pela TV-tela, converto-me em "solitário virtual", e realizo meus sonhos pela Internet-tela. A vida e os projetos sempre começam por um sonho. Assim têm afirmado historicamente os ídolos do cinema de Hollywood. Que surgiram de uma tela.

Fora da tela, o mundo é duvidoso. Está cheio de "teorias conspirativas", de duvidosas hipóteses sobre o "bem e o mal" implícitos na natureza humana. Fora da tela, o mundo está povoado de "política" e de "ideologia", de críticas saturadas de falsas certezas. Quero "ser eu", não um ente manipulado pela política e pelas ideologias. Não há maus nem bons, não há sistema dominante, só estamos nós e nossas circunstâncias.

Melhor a tela (da TV e do computador). Tranquiliza-me, informa-me, conecta-me com um mundo de imagens que "valem mais do que mil palavras", a TV "mostra" a realidade quase sem palavras, e a Internet me permite contá-la, sem intermediários, sem que ninguém me diga o que devo fazer e pensar.

Vivam as redes: Vivam os SMS, vivam os contatos em tempo real, viva a interatividade, viva a comunicação planetária sem limites, viva o Twitter, viva o Facebook, viva eu e minha circunstância, vivamos todos os que transformam o mundo com a tecnologia digital, vivam os que possibilitaram nosso trânsito do mundo velho ao mundo novo. Vivam os que inventaram a tela. Fonte de toda razão e justiça.

E imediatamente chegou o Grande Irmão.

Pergunta: Que faz um adicto da tela tele-informatizada (o mundo fashion do Twitter e do Facebook) em seu tempo livre?  

Resposta: Vota e consome.

Consome produtos, consome roupas, consome espetáculos, consome cultura, consome alienação informatizada, consome "dias da mãe", consome casamentos e divórcios pagos, consome natal, consome idéias "fashion", consome férias guiadas, consome ídolos cômicos convertidos em estereótipos sociais dos jovens, consome individualismo existencial, consome teorias e discursos que ocultam a origem da riqueza e da pobreza, consome informação que oculta a explicação do por que três bilhões de seres humanos vivem na pobreza ou em indigência extrema, consome o espetáculo da riqueza (da minoria) que vive pelos bilhões que não consomem, consome e vota em eleições periódicas com políticos ofertados como um produto em uma prateleira, vota e elege governos títeres dos bancos e transnacionais, que manipulam a economia e o destino da humanidade, consome e vota pesquisas orientadas a preservar a sociedade de consumo e a "governabilidade" do sistema, vota, vota e vive definitivamente segundo os sábios ensinamentos e direções do "Grande Irmão" que lhe fala desde as telas informatizadas do sistema capitalista globalizado.


Ensaio de catástrofe

Sabem o que aconteceria se as maiorias planetárias deixassem de votar e de consumir produtos supérfluos (70% da oferta da sociedade de consumo capitalista) e só consumisse o que fosse essencial para sua sobrevivência?
Como primeiro efeito, as bases do "consumismo" em massa (a pedra angular do funcionamento dos lucros e da economia capitalista a nível planetário) seriam derrubadas e o sistema entraria em colapso pela "superprodução" em escala global desatando uma onda de desemprego e de conflitos sociais em todo o planeta.

Como segundo efeito, se as maiorias deixassem de votar ruiriam as instituições jurídicas e políticas do capitalismo, que ficariam "deslegitimadas", terminariam a "governabilidade" e a "democracia representativa" do sistema capitalista em escala global.

O que aconteceria se a humanidade descobrisse que vive dentro de um "sistema" (econômico, militar, político e social) que controla e dirige o mundo a partir da destruição da capacidade totalizadora do cérebro humano?

O que aconteceria se as maiorias descobrissem que o "individualismo" é uma estratégia de domínio (dividir para reinar) que o sistema implementa para manter as maiorias na ignorância e paralisar as lutas sociais coletivas contra o sistema?

Vejo televisão e logo existo. Quem programa os conteúdos e os valores que difunde a televisão?

Utilizo a Internet e somente existo pelas redes sociais. Quem controla e fixa as regras do jogo das redes sociais?

O que aconteceria se o mundo inteiro descobrisse que sua conduta está manipulada por meio de controle mental orientado a direcionar a conduta coletiva com a ideologia individualista?

E se descobrisse que o ser humano não é nada mais do que uma mercadoria vivente destinada a produzir lucro capitalista às empresas e bancos que depredam o planeta convertido em um lixo apocalíptico que já começa a estalar por todos os lados?

O que aconteceria se se descobrisse que as catástrofes ecológicas não são fenômenos naturais senão fatos emergentes (o aquecimento global) da irracionalidade demencial das empresas transnacionais que controlam os recursos naturais e os sistemas econômicos produtivos sem planejamento, e só orientados aos lucros privados em todo o planeta?

Possivelmente, se descobrissem a estratégia subjacente por detrás da comunicação "individualista", Twitter, Facebook e o resto das redes sociais também sofreriam um Apocalipse. Ao invés de servir ao "individualismo socializado" se converteriam em uma ferramenta incontrolável da consciência social em escala planetária.

É o que teme o "Grande Irmão", o que guia o mundo desde as telas informatizadas a partir de uma ideia de força.

Criticar e pensar o mundo desde uma totalidade científica que lhe dê sentido e explicação é estar fora da realidade. O compromisso com a conscientização e as lutas sociais ativas pela mudança de um mundo injusto por um mais justo é pura "teoria da conspiração". Esqueça: Esse mundo não existe: O mundo só é como você o percebe. O universo é um conjunto de imagens soltas que só adquirem sentido dentro dos limites de tua conduta e de tua personalidade. Por tanto, "Viva a revolução virtual!".

Relaxem, ponham-se acomodados. Não há necessidade de pensar nem de transformar nada em função social, o "Grande Irmão" pensa e transforma tudo por todos nós.

Pelo menos, até que chegue o Apocalipse sem convite.

______

Nota da Tradutora  -  Todos nós que estamos vinculados à verdadeira humanização estamos fartos dos discursos virtuais que, quando tentam solicitar do leitor um minuto de reflexão, tornam-se cansativos e são excluídos com um simples toque numa tecla. O conteúdo virtual da comunicação está a serviço do sistema, seja elogiando-o, seja apresentando, sem necessidade de convite, novas fórmulas para o aperfeiçoamento da escravidão mental. Horas desperdiçadas sem uma resposta efetiva de união dentre aqueles que se fixam nos discursos e não gastam um minuto sequer para planejar formas de extinção do sistema e suas instituições psicóticas. Nenhuma ação para o fomento de estratégias desvinculadas dos modelos seculares de exploração e alienação. Talvez uma perda de tempo? Não existe mais razão lógica para a continuidade dessa luta? Estamos prisioneiros desse universo virtual que nada mais faz senão denunciar os resistentes e aumentar as contradições entre aqueles que se julgam capazes de verdadeiras mudanças? Perdemos a capacidade de pensar com nossas próprias cabeças? Até quando?

* Vera Lúcia Conceição Vassouras é Mestra em Filosofia do Direito pela Universidade de São Paulo (USP), advogada militante, professora universitária, tradutora, escritora, autora do livro O mito da igualdade jurídica no Brasil - notas críticas sobre a igualdade formal.


São Paulo: blogueira de volta da Delegacia da Mulher

Boa tarde, queridos amigos, amigas, leitores e leitoras, blogueiras e blogueiros solidários...

Estou de volta da 5a. Delegacia da Mulher, na cidade de São Paulo, onde fiz declarações confirmando todos os termos da REPRESENTAÇÃO CRIMINAL protocolizada lá no final de junho.

Quero agradecer mais uma vez o carinho de vocês, a companhia, as manifestações de apoio e solidariedade. 

À minha querida amiga e blogueira paranaense, que me ligou aqui um pouco antes de eu sair, me trazendo conforto e afeto, e ao sempre presente Gilberto "Virgulino"... rsss, amigo, irmão, companheiro de blogosfera, que me ligou enquanto eu me encontrava na DDM e também depois quando eu saí... tivemos uma grande conversa... meu abraço cheio de gratidão e afeto. Contem sempre comigo em tudo o que precisarem.

A Vida e a Luta continuam.

Violência contra Mulher é VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS das Mulheres.

COMBATA! DENUNCIE!



*









São Paulo: blogueira na Delegacia da Mulher


Trinta e quatro (34) dias após denúncia/representação criminal por várias violências sofridas, tentativa de agressão física e ameaças de morte, como relatado aqui, estarei logo mais, às 10 hs., na 5a. Delegacia de Defesa da Mulher da cidade de São Paulo, no bairro do Tatuapé, prestando depoimento e buscando reparação a direitos violados.


Vou serena, sem qualquer animosidade, reiterar o que já foi explicitado na denúncia.


Como já venho dizendo neste espaço, a questão é maior, não se refere apenas a desinteligências entre locadora e locatários. E meu blog começou a incomodar, porque venho tratando aqui de várias questões que antes ficavam em convenientes e restritas esferas institucionais. 


Peço que me acompanhem detidamente neste dia. Corro riscos dentro e fora de casa. Todos sabemos o País em que vivemos.


Mais tarde estarei de volta.


Aos meus amigos virtuais e presenciais, encaminho mensagem particular daqui a pouco.


Grande e afetuoso abraço a todos os que estão solidários com esta blogueira-cidadã.


Violência contra Mulher é VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS das mulheres.


DENUNCIE!










Aproveito para deixar uma singela homenagem a todas as marias, a todas as mulheres que atuam no mundo tendo como valores a Dignidade, a Integridade e a Justiça.




Milton Nascimento e Fernando Brandt

Maria, Maria
É um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece
Viver e amar
Como outra qualquer
Do planeta

Maria, Maria
É o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri
Quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta

Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida....

Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria...

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida....

Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê...


*