Tradutor

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tragédia no Rio de Janeiro: o psicopata mora ao lado

Primeira coisa a esclarecer: psicopatas não são loucos. Psicopatia não é sinônimo de demência ou insanidade.

Psicopatia é transtorno de personalidade, não doença mental. Psicopatas nascem psicopatas.

Mas afinal, o que é um psicopata?

A psiquiatra carioca Ana Beatriz Barbosa Silva é autora de um livro campeão de vendas, lançado há dois anos atrás, e ainda hoje na lista dos mais vendidos, que nos alerta para esse verdadeiro desastre social: Mentes perigosas: o psicopata mora ao lado.

Ana Beatriz considera que o fenômeno da psicopatia precisa ser exposto, explicado, esclarecido para toda a sociedade. Psicopatas são portadores de mentes sombrias, são criaturas das trevas, vampiros da vida real, monstros sem escrúpulos, feras predadoras. Por onde passam, deixam um rastro de maldades, perversidades e destruição.

Psicopata é uma pessoa fria, insensível, calculista, manipuladora, fingida, golpista, mentirosa contumaz, egocêntrica, megalomaníaca, irresponsável, imoral, antiética, desprovida de qualquer escrúpulo.

Aquele parente ou "amigo" mau-caráter, que só pensa em levar vantagem em tudo, lesando os demais sem qualquer sentimento de culpa ou remorso, pode ser um psicopata.

Psicopatas são predadores sociais. Enganadores, embusteiros, farsantes, muitas vezes sedutores. Só almejam o benefício próprio, o poder, o status, a vantagem, a diversão.

Os pesquisadores dizem que 4 a 5% da população mundial apresenta tal transtorno da personalidade. Mas pelos estragos que semeiam o número pode ser bem maior.

Existem graus de psicopatia: leve, moderada ou severa. O psicopata leve vive de golpes, roubos, fraudes, estelionatos. Pode nunca ter necessidade de assassinar. O que faz é matar vidas afetivas, arruinar vidas financeiras, prejudicar pessoas de modo irreversível.

Pessoas generosas, de bom coração, são as vítimas preferenciais dos psicopatas.

Segundo Ana Beatriz, psicopatas são deficientes emocionais. Não desenvolvem vínculo afetivo com ninguém. "Em suas veias corre um sangue gélido."

Que "cara" tem um psicopata?

aaa
Suzane von Richthofen, que mandou
matar os pais com barras de ferro


cdx
Assassino que matou 12 crianças a tiros em escola no Rio de Janeiro


A minha, a sua, a cara de todo mundo. Costumam se apresentar como "pessoas do bem". Nem sempre têm qualquer aparência de assassino ou delinquente.

Pais e mães de família, executivos bem-sucedidos, políticos corruptos, empresários, líderes religiosos, bons e insuspeitos amigos, grandes amantes, marido, esposa, empregado, criminosos do colarinho branco... os psicopatas estão infiltrados em todas as esferas da sociedade.

Os casos mais graves chegam na mídia como assassinos em série, pais que matam filhos, filhos que matam pais, ladrões, golpistas, estelionatários, estupradores, homens que espancam mulheres, sequestradores, gangues que ateiam fogo em pessoas e por aí vai...

A psicopatia se manifesta bem cedo. Aquela criança que maltrata irmãos, coleguinhas, animais; que mente e comete pequenos roubos, já pode ser um psicopata em formação.

"Na matemática desprezível dos psicopatas, só existe o acréscimo unilateral e predatório; somente eles são os beneficiados", alerta a doutora Ana Beatriz.

Para nos defendermos destes predadores, precisamos todos conhecer suas artimanhas, desconfiar de seus mesquinhos interesses, sondar suas almas sórdidas, ficar atentos a seus joguinhos de "pena" e "vítima", a bajulações desmedidas, e sobretudo passar a acreditar que o mal existe, não tem cura, e que esses parasitas não pensarão duas vezes diante da possibilidade de destruir suas vítimas, sem dó nem piedade. 

O poder de uma assinatura

Criticar, só, não mudará nada. Falar mal, escrever desancando delinquentes e autoridades... nada disso tem força suficiente para transformar certas coisas no mundo.

Quando perceber que a causa é justa, ultrapasse a etapa do falatório, do blablablá.

Mostre ao infrator que você está ciente dos ilícitos que ele comete.

Uma forma de fazer isso é aderir a manifestos, assinar petições, escrever de forma educada e cordial às autoridades pedindo que intervenham em caso de injustiças.

Sua assinatura é mais poderosa do que você pensa.





                                           Link do vídeo:  http://www.youtube.com/watch?v=ptG7MpiQuCo