Tradutor

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Bahia: campeã de assassinatos a gays

São Paulo é a "capital da intolerância", como afirmou um famoso blogueiro?

Parece que não.

Segundo o GGB, Grupo Gay da Bahia, a Bahia lidera o ranking da homofobia, com 29 homicídios cometidos em 2010, seguida por Alagoas, com 24, e São Paulo e Rio de Janeiro, empatados, com 23. 

Segundo Luiz Mott, antropólogo fundador do GGB, o risco de um homossexual ser assassinado no Nordeste é "80% maior do que no Sudeste", por causa da intolerância.

Leiam a notícia completa abaixo.



Número de assassinatos de gays sobe 31% no Brasil, afirma entidade

 

Segundo levantamento feito pelo GGB, houve 260 homicídios em 2010; Bahia lidera ranking dos Estados


04 de abril de 2011 | 13h 40

Tiago Décimo - O Estado de S.Paulo
 
SALVADOR - O Grupo Gay da Bahia (GGB) divulgou, na manhã desta segunda-feira, 4, que o montante de assassinatos de homossexuais, travestis e lésbicas aumentou 31,3% em 2010, em relação ao ano anterior, com 260 casos, ante 198 em 2009.

De acordo com o levantamento, realizado anualmente pelo grupo, desde 1980, o Estado que mais concentrou os homicídios foi a Bahia, com 29 registros, seguido por Alagoas, com 24, e São Paulo e Rio, com 23 cada. O estudo é realizado com base em notícias publicadas em jornais e sites.

O Nordeste, segundo o grupo, concentrou 43% dos homicídios contra integrantes das comunidades LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). Segundo o antropólogo Luiz Mott, fundador do GGB, o risco de um homossexual ser assassinado no Nordeste é "aproximadamente 80% maior" do que no Sudeste, por causa da intolerância. "O Brasil é o campeão mundial de crimes homofóbicos", afirma Mott. "O risco de um homossexual ser assassinado no Brasil é 785% maior que nos Estados Unidos."

Segundo o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira, o volume de assassinatos contra LGBT vem crescendo anualmente em todo o País, sem que a administração pública promova políticas de enfrentamento à violência. "Já recebemos documentação sobre 65 casos ocorridos apenas nos três primeiros meses deste ano", afirma. "É preciso que a homofobia seja punida severamente pela polícia e pela Justiça."






Quem recebeu Hebe e Shakira deve receber o MST...

Notícia no portal de O Globo informa que começou na Bahia o "Abril Vermelho", programa de invasão de propriedades rurais e outras manifestações que fazem parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária, do MST. Três fazendas foram invadidas no sul do estado no fim de semana.

Gilmar Mauro, da direção do movimento, afirmou que o governo ignorou o pedido de reunião com a presidenta. Para forçar a abertura de diálogo e negociações, o MST dá início aos protestos, que incluem ocupações de órgãos públicos e marchas com membros do movimento em todo o Brasil. 

Nesses 100 dias de governo, a presidenta Dilma Rousseff já recebeu no Planalto muitos políticos, empresários, lideranças das centrais sindicais, Marta, jogadora de futebol, Shakira, cantora colombiana, estudantes da UNE que faziam manifestações nas proximidades do Palácio e até a primeira-dama da televisão brasileira, Hebe Camargo, a quem deu entrevista e com quem passeou de mãos dadas pelos jardins do Palácio da Alvorada. Sem contar que em "dia útil" e "horário de expediente", Dilma deixou Brasília, voou para o Rio de Janeiro e passou horas no Botanic Garden, de trololó com Ana Maria "Cansei" Braga e o Louro José, com direito até a "omelete de queijo" feito pela presidenta...

Presidenta Dilma: será possível erradicar a pobreza absoluta no Brasil sem fazer a Reforma Agrária? O MST, importante movimento social, reconhecido no mundo inteiro, não merece um espaço em sua agenda? Até quando o MST terá que "mendigar" uma audiência com a senhora, para tratar de assuntos que interessam a todo o País?

Com a palavra, a presidenta Dilma Rousseff.