Tradutor

sábado, 19 de março de 2011

Maomé e a Montanha

Vestida de vermelho (mero acaso?), a Mulher Mais Poderosa do Mundo encontra o "Grande Irmão do Norte"...


Presidenta Dilma Rousseff cumprimenta o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na cerimônia oficial de chegada ao Brasil _(Brasília, DF, 19/03/2011) _Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
                                                                                                       Foto: Roberto Stuckert Filho/PR


... na Capital do Terceiro Milênio.







Obama vem a Dilma, mas...

... Lula não vai a Obama.

Notícias que lemos hoje nos portais jornalísticos dão conta de que o ex-presidente Lula recusou o convite para participar do almoço em homenagem a Barack Obama, em visita ao Brasil hoje e amanhã.

O presidente Obama já está em solo brasileiro. Desembarcou na Base Aérea de Brasília e se dirigiu a um hotel ou à embaixada americana, para descansar.

Obama deve se encontrar com a presidenta Dilma entre 9:30 e 10 h, no Palácio do Planalto. Por questões de segurança, as informações quanto a locais e horários são propositadamente conflitantes, desencontradas.

Todos os ex-presidentes brasileiros teriam sido convidados para o almoço no Itamaraty: José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

Mas Lula, segundo o noticiário de agora cedo, não comparecerá.

Alguns especulam que Lula ainda está em "quarentena", evitando se envolver em política. Outros sugerem que Lula não quereria chamar a atenção e "tirar os holofotes de Dilma".

Depois de ser chamado de "o Cara" por Obama, as relações entre o presidente americano e o brasileiro teriam se "azedado" por conta da aproximação de Lula com o presidente do Irã, Ahmadinejad.

Em dezembro último, na reunião do G20 em Seul, os semblantes carrancudos de Lula e Obama, sob os olhares atentos da então presidenta eleita, já mostravam que as "coisas" não andavam bem entre o homem mais poderoso do mundo e o melhor presidente que o Brasil já teve.

Abaixo, as fotos que mostram o encontro e a contrariedade mal disfarçada dos dois.

                        




                                                   

                 
   
                                                                                                                         Fotos: Ricardo Stuckert/PR