Tradutor

quarta-feira, 16 de março de 2011

Será o Pinpoo? Tomara!

Foi localizado na segunda-feira, 14, no município de Alvorada, Rio Grande do Sul, um cachorro muito parecido com o cãozinho Pinpoo, que desapareceu antes de ser embarcado em Porto Alegre com destino a Vitória, no Espírito Santo, no último dia 2.

Pinpoo, mestiço de pincher com poodle, daí o nome, pertence à aposentada Nair Flores, de 64 anos. E ao que tudo indica, arrombou a caixa de transporte e fugiu do aeroporto Salgado Filho, antes de embarcar em voo da Gol.

Ontem a Folha de S. Paulo e o portal G1 noticiaram que um  cãozinho com as características do Pinpoo foi achado, muito machucado. Dona Nair não está certa de que se trata do seu animal de estimação, já que o cão se mostra um tanto arisco e resistente a banhos, ao contrário do Pinpoo, que adorava tomar banho duas vezes ao dia.

O ABC!, que noticiou o desaparecimento do Pinpoo e declarou sua solidariedade à dona do cão e ao próprio animal nos posts "O que aconteceu ao Pinpoo?" e "Toda Vida é Sagrada", que considera o tratamento respeitoso aos animais, de raça, vira-latas, selvagens ou domésticos, índice de civilização de uma sociedade, o ABC! fica aqui torcendo para que o cão encontrado seja de fato o Pinpoo da dona Nair, e que ele se recupere dos ferimentos a que foi submetido nas ruas, devido à ignorância, ao abandono e ao desamparo.

Abaixo a notícia do portal da Globo.


Nathália Duarte do G1, em São Paulo

pinpoo (Foto: Arquivo Pessoal)
'Pinpoo' é a mistura das raças pincher e poodle
(Foto: Arquivo Pessoal)


Depois de um telefonema de um funcionário do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, a aposentada Nair Flores, 64 anos, teve renovada a esperança de encontrar o seu cão de estimação "Pinpoo". Um cachorro muito parecido com ele foi encontrado na segunda-feira (14), em Alvorada (RS).

"Pinpoo" teria fugido antes de embarcar no voo que iria de Porto Alegre (RS) para o Espírito Santo, em 2 de março.

"Um cão foi encontrado por uma pessoa em Alvorada (RS), na rua, e foi levado ao aeroporto. Eles então me ligaram e fui ver o cachorro. Ele é idêntico ao meu Pinpoo, não rejeita meus carinhos, mas também não me reconhece", afirma Nair ao G1.

Com muitos ferimentos, o cão encontrado em Alvorada foi levado a uma clínica em Porto Alegre, onde recebe atendimento. "Ele está em estado lamentável, muito machucado. Não me reconheceu e fugiu do banho, o que é estranho porque ele pedia para tomar dois banhos por dia. São coisas que ele não poderia esquecer em poucos dias. Mesmo assim tenho esperança que seja ele porque é igualzinho. Até a cortadinha que dou no pelo acima dos olhos, para não prejudicar a visão, é igual", diz a dona.

Segundo a aposentada, a idade dos animais também coincide. "Pelas unhas e pela dentição os médicos afirmam que esse cão tem cerca de 11 meses, como o Pinpoo. E o peso também é o mesmo registrado quando iríamos embarcar", afirma.

Nair, que na ocasião do embarque pagou R$ 684 mais a caixa pelo serviço de transporte do animal à empresa Gol, registrou um boletim de ocorrência sobre o sumiço do animal.

Segundo informações da Gol, 'Pinpoo' passou por todos os procedimentos previstos pela legislação, mas no trajeto para o avião forçou a grade da embalagem que o transportava e fugiu para a área restrita do Aeroporto Salgado Filho.


Exame de DNA

Sem o reconhecimento do cachorro, a única alternativa para descobrir se o cão encontrado é mesmo Pinpoo é, segundo Nair, um exame de DNA.

"Preciso urgente de um exame de DNA para saber se é mesmo o Pinpoo, porque ele está irreconhecível. Esse será, no entanto, um exame trabalhoso e caro porque temos que colher material da mãe de Pinpoo, em Guarapari, no Espírito Santo, e desse cachorro aqui em Porto Alegre", explica.

A aposentada espera contar com o apoio de uma clínica que queira fazer o exame, apesar do transtorno do deslocamento até Guarapari (ES). 'Pinpoo' mescla as raças pincher e poodle, por isso tem este nome.