Tradutor

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

FOGUEIRA DE VAIDADES

Abrindo a Boca...

Ao longo de pouco mais de duas horas, o Presidente Lula foi entrevistado esta manhã em Brasília por alguns blogueiros progressistas. A entrevista foi transmitida ao vivo pelo Blog do Planalto, pelo portal Estadão e outros blogues. O Presidente falou de direitos humanos, Código Florestal, reforma política, mídia, eleições, aborto, STF, Copa de 2014, Polícia Federal, projetos para o futuro e outros assuntos.

O ABC!, que já adiantou aqui, em posts anteriores, algumas restrições a tal evento, reconhece a importância histórica do encontro para toda a Blogosfera Cidadã e para a democratização da comunicação no Brasil.



Presidente Lula durante entrevista a blogueiros, no Palácio do Planalto
                                 Lula é entrevistado por blogueiros/24.11.2010  (Foto de Ricardo Stuckert/PR)

Entrevista encerrada, este blogue acrescenta mais algumas considerações.

Contatado por email ontem, o coordenador do Blog do Planalto Jorge Cordeiro informou ao ABC! que os blogueiros entrevistadores do Presidente não foram indicados pelo governo, mas selecionados pela comissão organizadora do I Encontro Nacional de Blogueiros, que aconteceu em agosto último, e que reuniu cerca de 330 participantes. Dos onze blogueiros que entrevistaram o Presidente, cinco fizeram parte da referida comissão. Ou seja, ao que tudo indica estes blogueiros se "autoselecionaram" para estar com o Presidente...

"Vaidade das Vaidades, Tudo é Vaidade", como ensina a Bíblia...

Onze blogueiros num universo de 330 representam 3,3 %. É indiscutível que parte considerável deles têm muita audiência em seus blogues, mas continuam representando uma parcela ínfima da blogosfera independente. Cinco são jornalistas profissionais, contratados de rede de televisão (Rodrigo Vianna, repórter da Rede Record) e revista (Leandro Fortes, colunista da CartaCapital; Renato Rovai, editor da revista Fórum), não tendo um perfil específico, exclusivo, de blogueiro. São prioritariamente jornalistas profissionais, vivem dos serviços que prestam a veículos de comunicação, e complementarmente têm blogues... Será que no afã de aparecer diante da autoridade maior do País e desfrutar de alguns minutos de fama, estes profissionais não acabaram por ocupar o lugar de "verdadeiros" blogueiros?

Desde ontem, quando foi noticiada a entrevista, o ABC! se perguntou quais os critérios para a escolha dos entrevistadores, indagação muito pertinente, haja vista que além dos senões já levantados nos parágrafos acima, dois dos entrevistadores parecem ter um perfil incomum: Túlio Vianna é advogado e professor universitário de direito penal, e seu blogue é jurídico; Pierre Lucena, professor universitário de finanças, com blogue (Acerto de Contas) sobre "economia traduzida", política e atualidades. 

Feitas estas considerações, o ABC! lamenta que uma espécie de "ação entre amigos" parece ter predominado na (des) organização desta histórica entrevista. Ao que parece, alguns blogueiros se preocuparam mais consigo mesmos do que com o entrevistado, buscando "ocupar espaço" numa nova seara, divulgar seus blogues, aumentar sua audiência, mesmo que para isso tivessem que passar por cima de outros tantos que só tomaram conhecimento da entrevista um dia antes, pela internet, e não tiveram vez nem voz.

O ABC! aproveita também para elogiar as ausências (e a consequente compostura) dos jornalistas arquiconsagrados Paulo Henrique Amorim, Luís Nassif e Luiz Carlos Azenha, que dignamente se abstiveram desta "fogueira de vaidades" blogosférica...

BLOGUEIROS ENTREVISTAM LULA HOJE

Blogueiros entrevistarão o Presidente Lula hoje às 9 hs. em Brasília.

Os blogueiros, escolhidos pela organização do I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que aconteceu em São Paulo no último mês de agosto, são:

* Altamiro Borges, do Blog do Miro
* Altino Machado, do Blog do Altino e jornalista da Terra Magazine
* Conceição Lemes, do Blog Vi o Mundo
* William Barros, do Cloaca News
* Eduardo Guimarães, do Blog Cidadania
* José Augusto Duarte, do Blog Os Amigos do Presidente Lula
* Leandro Fortes, do Blog Brasília, Eu Vi e colunista da revista CartaCapital
* Pierre Lucena, do Blog Acerto de Contas; professor de finanças da UFPE
* Renato Rovai, do Blog do Rovai e editor da revista Fórum
* Rodrigo Vianna, do Blog Escrevinhador e repórter da Rede Record
* Túlio Vianna, do Blog do Túlio Vianna; advogado e professor de direito da UFMG

Da comissão organizadora do I Encontro de Blogueiros fizeram parte: Luiz Carlos Azenha (Blog Vi o Mundo), Paulo Henrique Amorim (Blog Conversa Afiada), Luis Nassif (Portal Luis Nassif), Altamiro Borges (Blog do Miro), Conceição Lemes (Blog Vi o Mundo), Eduardo Guimarães (Blog Cidadania), Conceição Oliveira (Blog Maria Frô), Rodrigo Vianna (Blog Escrevinhador), Renato Rovai (Blog do Rovai) e Diego Casaes (Blog Logged-In). Cerca de 330 blogueiros participaram do Encontro.

A notícia do encontro do Presidente Lula com os blogueiros progressistas no Palácio do Planalto foi divulgada nos blogues dos participantes ontem, véspera da entrevista.

O Abra a Boca, Cidadão!, criado para defender a livre expressão das ideias e a verdadeira democratização da comunicação, manifesta novamente seu estranhamento quanto ao desconhecimento da concessão de tal entrevista e aos critérios para escolha dos blogueiros que se encontrarão logo mais com o Presidente.

O Abra a Boca, Cidadão!, contrário a privilégios de toda ordem, e nascido para indagar, levantar questionamentos, esclarecer, buscar e divulgar a verdade dos fatos, dar opinião e ajudar a construção da cidadania integral, acompanhará a entrevista pelo Blog do Planalto e voltará a se manifestar sobre este encontro histórico.